Retrospectiva 2021 do Marketing Digital
O ano de 2022 já está quase ali e é claro que a Retrospectiva 2021 do Marketing Digital não poderia ficar de fora dos temas abordados em dezembro pelo nosso blog da D’Gitais!
Prepare-se para revisitar as principais estratégias que dominaram este ano – e que provavelmente se manterão em 2022 – e descubra se o seu negócio esteve de acordo com o que estava em alta no universo do Marketing Digital. Vamos nessa?
Arraste para baixo e confira a nossa Retrospectiva 2021 do Marketing Digital!
1# Tiktok
Mais do que nunca, a rede social das famosas dancinhas se consolidou como uma das plataformas digitais mais promissoras para as estratégias de Marketing Digital.
Somente neste ano, o Tik Tok atingiu cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês e mais: o Brasil se tornou o segundo país que mais consome a rede social. Permanecendo atrás somente dos Estados Unidos.
Uma nova forma de recrutamento
Isso mesmo, grandes empresas e profissionais estão migrando do LinkedIn para o Tik Tok.
Para ter uma noção da nova ação estratégica, a Nestlé realizou o primeiro recrutamento de novos funcionários através do Tik Tok no início de 2021.
O candidato deveria criar um vídeo de até 60 segundos com uma música que o representasse, além de incluir uma breve descrição pessoal e o mais importante: ele deveria responder o porquê de ser a escolha ideal para o cargo.
Virais musicais e o Tik Tok
É impossível falar do Tik Tok sem mencionar o seu grande impacto na indústria da música.
Muitos dos hits que lideram o top das plataformas musicais viralizaram primeiramente na rede social desenvolvida para viciar, como explica Kim Farrell, diretora de Marketing do TikTok na América Latina.
E mais do que isso, enquanto todas as outras redes sociais apontam o seu algoritmo para os interesses prioritários do usuário, o Tik Tok revoluciona com o impacto de novos conteúdos a todo tempo (mas de forma relevante).
2# Reels
Juntamente com o Tik Tok, a rede social do Instagram também não poderia ficar de fora das trends mais populares da internet. Por isso, potencializou ainda mais a ferramenta do Reels:
- Duração de até 60 segundos;
- Recursos 2D e 3D lyrics;
- Criação da aba “pesquisar” para busca de áudios.
Vale destacar que o Reels é uma ótima estratégia de Marketing Digital para quem deseja aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram. Uma vez que o mesmo é distribuído de maneira mais orgânica para os novos usuários.
3# Aplicativos de entrega
A retrospectiva 2021 do Marketing Digital não seria a mesma sem a presença ilustre dos aplicativos de entrega, ou melhor, os apps de delivery!
Eles dominaram as vendas durante o período da pandemia e tornaram-se tendência de mercado no que chamamos de “novo normal”.
Motivo desta crescente, o comportamento do usuário também se transformou nos dois últimos anos, penetrando cada vez mais o ambiente digital via smartphones.
4# Lojas virtuais
As lojas virtuais – ou e-commerces – também ganharam destaque na retrospectiva do Marketing Digital em 2021 e mostraram que vieram para ficar.
Além de reformular o comportamento do usuário quanto à sua jornada de compra, as lojas virtuais também tiveram um papel fundamental no maior e mais esperado evento de varejo no Brasil.
As vendas no e-commerce brasileiro na Black Friday 2021 totalizaram R$ 4,2 bilhões e somaram uma crescente de 5% em relação ao ano passado. Incrível, não é mesmo?
5# PodCast
Se você consumiu algum conteúdo no Youtube durante o último ano, provavelmente foi impactado por pequenos trechos (chamados de cortes) dos diversos podcasts audiovisuais que estrearam na retrospectiva 2021 do Marketing Digital.
Colecionadores de altíssimas visualizações, os audiocasts ganharam não somente a atenção de diversas personalidades da mídia (como o ex-presidente Luís Inácio da Silva até mesmo a cantora Anitta).
De acordo com a plataforma Deezer, o número de ouvintes de podcasts aumentou em 24% no último ano, consolidando-se como uma estratégia altamente eficaz de aproximação entre as marcas/personalidades e os seus consumidores/seguidores.
6# Marketing de Influência
Por fim, não poderíamos finalizar a retrospectiva 2021 do Marketing Digital sem mencionar uma das ações estratégicas mais utilizadas pelas empresas durante o ano.
O Marketing de influência mostrou que não se tratava apenas de uma ação sazonal relacionada ao período pandêmico, mas sim uma nova forma de atrair os olhares do público consumidor através dos influenciadores digitais.
Podemos observar a grande entrada de “embaixadores” das marcas como fonte de atração de uma base orgânica, a fim de fortalecer o reconhecimento das marcas.
Mais do que um rosto, os influencers trazem consigo um conjunto de valores que são visualizados/acompanhados/curtidos 24h por dia através de fãs seguidores nas redes sociais.