Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / Pontos para você analisar antes de colocar seu produto em um marketplace!

Pontos para você analisar antes de colocar seu produto em um marketplace!

Com sua entrada oficial no Brasil em 2012, o conceito de marketplace pode ser definido como um grande shopping virtual. Ele tem a função de expor seus produtos e gerar tráfego para que aumente a visibilidade do que está sendo exposto. Um cenário perfeito para o lojista que está começando. Ou que não possui uma alta verba para marketing digital.

Desde sua chegada ao Brasil, esse mercado só vem crescendo, principalmente quando o produto final se trata de roupas ou acessórios. Então, por isso, separamos alguns pontos que precisam ser analisados com cautela antes de colocar seus produtos nessa grande estante online!

  • Mapeie os marketplaces presentes no mercado que vendem o seu produto

São dezenas de marketplaces  presentes no mercado brasileiro. Alguns com foco em certos produtos, outros mais amplos, que se assemelham a uma loja de departamentos, por exemplo. Por isso é muito importante que você faça um bom mapeamento de mercado separando os que mais se adequam ao seu produto e aos seus objetivos.

  • Observe o público-alvo do marketplace

É de extrema importância que o marketplace tenha sinergia com o publico alvo do seu site. Assim, a taxa de conversão tende a ser muito maior, pois o consumidor já estará pré-disposto a comprar seu produto.

Para ter acesso a esse tipo de informação, é só entrar em contato com a equipe comercial do marketplace em que deseja anunciar e solicitar o media kit  do site. Nesse documento, você vai encontrar todo mapeamento do público da empresa, desde idade, até comportamento de compra. Isso te ajudará bastante na hora da decisão final.

  • Análise de tráfego

Assim como em shoppings, os marketplaces ganham na quantidade de pessoas que os visitam. Por isso a métrica mais importante para a entrada em um marketplace é o tráfego mensal que o site possui. Existem várias ferramentas que fazem esse tipo de mensuração, mas o ideal é que você procure a ajuda de um escialista; Através de uma consultoria, ele irá conseguir te ajudar a minimizar os riscos.

  • 3 P’s

A velha história da praça, preço e produto, conceito principal do marketing, também deve ser levada em consideração na hora de escolher de um marketplace. Afinal, estamos tratando de um mercado extremamente competitivo, que você precisa sair na frente e mostrar seu diferencial em cada um desses pilares.

  • Anúncio dentro do próprio marketplace

Alguns marketplaces, geralmente os de grande porte, possuem uma plataforma de anúncios dentro do próprio site. Isso facilita a inserção dos seus produtos nos banners principais ou a sua entrada em alguma ação ou campanha grande. O ideal é que uma parte de sua verba de marketing seja alocada para esse fim, assim você poderá cercar o seu público o máximo possível.

 

  • Integradores

Sando um pouco da parte de análise, chegou a hora de colocar a mão na massa e ir para parte técnica. A maioria dos marketplaces sugerem que você use um integrador para subir seus produtos na plataforma, pois isso gera segurança para ambas as partes. Já que, assim, você poderá administrar todos os marketplaces e produtos  usando apenas uma ferramenta, tendo uma visão geral de suas vendas e controle de estoque.

Existem diversas plataformas que te oferecem esse serviço, como a Plugg.to, que faz a integração com os principais marketplaces, possibilitando a administração dos produtos e o controle de preços, bem como estoque e divisão de produtos por marketplace

 

  • ERP

Outra ferramenta que vai te ajudar bastante são os ERPs, aqui você pode entender melhor a função do ERP. Com essa ferramenta você conseguirá ter controle de vendas de todos os marketplaces, volume de vendas, ticket médio e emissão de NF, tudo separado por site, produto e SKU

  • Logística

Talvez o mais importante dos tópicos da parte técnica seja a forma que você fará a entrega e o controle que você terá que ter a partir do momento da compra. É responsabilidade do lojista o prazo e a forma de entrega então a dica da D’Gitais é: Fique atento aos prazos de entrega, tenha sempre uma segunda alterativa e sempre coloque uma margem de erro ao comunicar esse prazo.

  • Fidelização

Por fim, você precisa ficar atento a fidelização desse consumidor com sua loja. Lembrando que ele só chegou até você por causa do marketplace. E assim como um shopping, é estratégico para ambas as partes que esse cliente tenha uma recorrência a sua loja. Por isso não esqueça de sempre procurar planejar ações para que esse consumidor possa sempre voltar a fazer compras com você.

Essa é só a ponta do Iceberg sobre a entrada nos marketplaces, por isso é necessário que você fique sempre de olho nas novidades que esse grande mercado está trazendo. Então, fique de olho aqui  no blog da D’Gitais, que sempre estaremos trazendo novidades e dicas!

 

Não deixe de conferir também o nosso último artigo!
Dicas para abrir e gerenciar um e-commerce de Moda Infantil

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp