0
Os bastidores de um e-commerce de moda fitness pelo desenvolvedor
Todo projeto de desenvolvimento de e-commerce é extenso e longo. Principalmente porque o plano de negócios do cliente vai melhorando conforme ele visualiza a plataforma nascendo e entendendo como o usuário vai responder a ela. Durante esse processo, ideias surgem, outras saem de ação e algumas ficam pendentes. Com tudo isso, a jornada do início do desenvolvimento até a versão final se distancia caso não haja um processo bem definido. Com o nosso último case de sucesso aqui da D’Gitais, a construção do e-commerce de moda fitness Fanning, vamos contar como nosso o processo de desenvolvimento nos guiou até a entrega da plataforma.
Planejamento
Antes de escrever meia linha de código sequer, é importante buscar entender a verdadeira necessidade do cliente quanto à engenharia do seu projeto. Pois mais que desenvolver funcionalidades que solucionem o problema, é importante construir de forma inteligente uma plataforma que irá acompanhar os futuros insights criativos, nichos e necessidades que a empresa pode tomar.
Arquitetura
Tendo consciência de todas as funções serão inseridas, de qual plataforma será usada, o tempo deadline do projeto e todas as outras informações relevantes, damos início à construção da arquitetura de código. Focando em modular e escalar a plataforma, essa arquitetura permite, de forma mais simples, desenvolver um sistema com boa performance. Ele será escalável às requisições futuras de funcionalidades do cliente, adaptável à atualizações das tecnologias usadas e facilitará a manutenção entre a equipe de desenvolvedores.
Funcionalidade
Da parte para o todo, assim nasce a plataforma. Tendo a arquitetura como norteador nesse processo, dando clareza do que se deve ter como resultado final, desenvolvemos as funcionalidade uma a uma. São feitos inúmeros testes, forçando erros e bugs ao código, para que sejam descobertos antes da fase final de implementação ao usuário. Dessa forma, evitamos prejuízos, principalmente se tratando de lojas online.
Usabilidade
Esse fundamento fala de como deve o sistema deve ser intuitivo para o cliente, sem envolver necessariamente a parte estética e sim tornando a forma de uso homogênea em todas as funções existentes. A usabilidade no desenvolvimento do e-commerce tem importância no fluxo de uso do usuário. Isso significa pensar e planejar cada ferramenta e função afim de se tornar parte intuitiva do fluxo de trabalho do usuário, ou seja, todas as ferramentas devem ser complementares uma as outras no seu uso. Assim é construído o todo, que é a plataforma: através dessas pequenas partes.
Treinamento
Com toda a plataforma de e-commerce pronta, sentamos junto ao cliente para capacitá-lo a usar cada função e entender como cada ferramenta interage, e ajudá-lo a desenvolver seu fluxo de trabalho. Sendo a parte mais humana de todo o processo, tem resultado na curva de aprendizado do cliente, que após as demonstrações práticas se torna confiante junto ao uso da plataforma na fase final do projeto.