O que são KPIs e como escolher os mais importantes para o meu negócio?
Key Performance Indicator (KPIs) ou, no velho português, Indicadores Chave de Performance. São indicadores que auxiliam na identificação e análise do impacto e dos resultados das ações desenvolvidas como estratégias do marketing. O grande desafio do Marketing de Performance é definir quais aqueles são os mais importantes para você e quais se enquadram melhor no negócio.
Afinal, é importante e interessante obter dados, mas todos eles são realmente necessários ou o excesso acaba se tornando uma distração sobre o que realmente importa? Qual o nível e a qualidade dessas informações e como podem impactar diretamente na gestão do seu negócio? Esse deve ser o critério primordial para escolher os seus indicadores.
É claro, eles podem ser flexíveis e vão variar bastante de acordo com suas estratégias e objetivos.
Parece complicado, mas não é! Pra isso, vamos imaginar o seguinte cenário:
Um canal de conteúdo para amantes de Corrida de Rua, por exemplo, que deseja atrair mais visitantes para incentivar a presença de anunciantes. Estes querem estar em páginas que possuam um bom fluxo de pessoas, Portanto o canal precisa estar atento ao número de pessoas que acessarão o site.
Nesse caso, o número de acessos é um KPI importante. Assim como as informações a respeito do perfil e do comportamento. Assim é possível qualificar esse público para os seus parceiros anunciantes como sexo, idade, dados demográficos e perfil de consumo. Portanto, além do número de acessos, é importante possuir metas definidas de cadastros e conteúdos atraentes para trazer visitantes.
Uma e-commerce já nos levaria para outro caminho: nesse caso, a quantidade de visitantes não significa nenhum dado concreto, pois o foco é a conversão. Ainda que um site possuam 50k visitas diárias, se não houver nenhuma venda, esse número não significa nada. Um concorrente pode ter obtido metade deste número de visitantes e ter uma taxa de conversão de 2%. Isso indica um resultado muito melhor para esse tipo de negócio.
Pingback: Como planejar as Redes Sociais do seu negócio? - D'Gitais
13 de abril de 2022 at 09:01