Diferenças entre webwriting, UX writing e copywriting
Se você é um profissional da área da Comunicação, provavelmente sabe que a escrita possui múltiplas e singulares formas de aplicabilidade através do universo digital.
Pensando nisso, a D’Gitais preparou esse artigo para acabar de vez com as suas dúvidas acerca das diferentes maneiras de trabalhar com o Marketing de Conteúdo dentro das mídias digitais. Vamos nessa?
Descubra agora as diferenças entre o webwriting, UX writing e copywriting!
O que é webwriting, UX writing e copywriting?
Para darmos sequências às principais diferenças entre o webwriting, o UX writing e o copywriting, que tal embarcarmos nos conceitos destas três áreas do Marketing de Conteúdo?
Webwriting
Conjunto de técnicas de escrita voltadas para o ambiente digital. Essas técnicas têm como objetivo otimizar os textos produzidos para os canais que são direcionados: sites, blogs, e-commerce, redes sociais, etc.
Aliadas às técnicas de SEO, um bom trabalho de webwriting auxilia o posicionamento do seu site e pode colocar você na, tão desejada, primeira página do Google
UX writing
É a escrita com o foco total no usuário, ela garante uma melhor experiência do usuário em um produto ou serviço digital. A escrita de UX é feita como se o produto/serviço conversasse com o usuário.
Copywriting
É a escrita orientada para atrair a atenção do consumidor. Utilizando texto de persuasão que induz o leitor a realizar uma ação, seja ela: baixar um e-book, cadastro de um formulário ou a compra de um produto.
O que faz um webwriter, UX writer e um copywriter?
Agora que você já sabe os conceitos de cada técnica do Marketing de Conteúdo, descubra as funções de cada um destes especialistas em textos: webwriter, UX writer e um copywriter!
Webwriter: cria uma narrativa de vida para a marca; informa, aprofunda e educa o consumidor sobre o assunto; encontra-se dentro da equipe de Marketing/Criação e desenvolve textos para blogs, artigos, newsletters e muito mais.
UX writer: aplica palavras claras para explicar os produtos/serviços; orienta o uso de um produto/navegação; está dentro da equipe de produto; redige textos para sites, aplicativos, chatbots, botões, feedbacks de acertos e erros e muito mais.
Copywriter: utiliza palavras chamativas para atrair a atenção do público; orienta uma venda (conversão); está dentro da equipe de Marketing/Criação e desenvolve textos para campanhas, e-mails marketing, redes sociais, sites e muito mais.
Bônus: mobile writing, redação para dispositivos móveis
Você sabia que 70% do tráfego da web é feito através dos dispositivos móveis? E mais, 87% dos usuários que consomem internet via dispositivos móveis realizam, pelo menos, 1 busca por dia? Isso mesmo!
Pensando neste público, o mobile writing é uma técnica de escrita que visa melhorar a experiência do usuário durante a leitura. Afinal, ter um site responsivo não é suficiente para fazer sentido para o público crescente que só lê em dispositivos móveis.
Aqui estão alguns exemplos de ações feitas a partir do mobile writing:
- tipografia agradável/legível;
- pouca ou nenhuma propaganda;
- estrutura do texto correspondente a busca.
Aprenda a aperfeiçoar ainda mais o seu webwriting
Técnica AIDA
Com a técnica AIDA, você transicione o seu lead por todo o funil de vendas de maneira eficiente e objetiva. Descubra agora mesmo como potencializar a sua escrita para vendas!
Atenção: usar uma palavra que chame a atenção do leitor.
Interesse: despertar o interesse mencionando o principal benefício que o leitor vai ter ao ler o artigo.
Desejo: combinação de benefícios e senso de urgência.
Ação: fazer uma chamada para a ação.
Exemplos: 4 Ferramentas Para Potencializar Sua Campanha No Facebook Ads
Técnica 4 Us
Seja ÚTIL para o leitor, crie um senso de URGÊNCIA, transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO e faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA.
Exemplo: Mulheres Empreendedoras: 7 Tendências Para Você Ter Seu Negócio Online De Sucesso Em 2021
13 ferramentas que todo profissional de webwriting, UX writing e copywriting precisa conhecer
Para finalizar o artigo, separamos 13 ferramentas poderosas que farão a diferença na escrita do seu conteúdo. Seja você um webwriter, UX writer ou copywriter. Arraste para baixo!
Google Trends – Insights para pautas
Google Keyword Planner – Pesquisa de palavras-chave
Keywordtool.io – Pesquisa de palavras chave
Ubersuggest – Pesquisa de kw e soluções em SEO
SEO Book – Densidade
Word Counter360 – Contador de palavras
SEO by Yoast – Plugin do WordPress que realiza check list para textos otimizados
Buzzsumo – Monitoramento de conteúdo nas rede social
Grammarly – Assistente de escrita/correção
Classic getemoji – Elementos gráficos/emojis variados
SEMrush, Similarweb e Ahrefs – Pesquisa de palavras-chave e soluções em SEO
Pingback: Os princípios do webwriting - D'Gitais
20 de maio de 2021 at 11:30