O que é o Marketing Conversacional? Entenda de uma vez!
Você já ouviu falar em Marketing Conversacional? A gente explica!
Uma das mais novas tendências de mercado, o Marketing Conversacional apresenta um novo método de fazer negócios e se relacionar com os clientes.
Dessa forma, o usuário percorre todo o funil de vendas como uma conversa em tempo real. Assim, você cria mais interação com o seu consumidor e o mantém mais engajado no seu negócio.
Marketing Conversacional
Há quem chame de Marketing de Conversação, outros de Marketing Conversacional. Ambos representam a mesma coisa: estratégia do Marketing Digital utilizada por negócios que estão em busca de criar a melhor experiência humanizada possível para os seus clientes.
O objetivo do Marketing Conversacional está relacionado à jornada de compras do cliente, motivo pelo qual muitas empresas perdem potenciais vendas decorrentes de um ciclo de vendas desgastante e nada atual.
Para dar o suporte necessário, soluções tecnológicas como a inteligência artificial fazem parte do conjunto de táticas estabelecidas para que o usuário não precise esperar a sua empresa entrar em contato para sanar uma pequena dúvida antes da compra.
Marketing Conversacional e Tecnologia
Parece contraditório, mas não é. A tecnologia e suas inovações são grandes aliadas das estratégias do Marketing Conversacional. Por exemplo, com a utilização de chatbots cada vez mais personalizados e humanizados.
Se você não está familiarizado com os chatbots, fique tranquilo. O termo se refere a softwares (bots) capazes de interagir com clientes em apps de mensagens (chats).
Eles possuem uma base de dados que é consultada toda vez que algum cliente envia uma pergunta. Através de keywords, o software identifica o assunto da pergunta e dispara a resposta relacionada.
Esses chatbots utilizam-se de ‘machine learning‘, ou seja, são capazes de aprender enquanto interagem com os clientes. Assim, desenvolvem conversas cada vez mais naturais e espontâneas.
Por que investir no Marketing Conversacional?
Uma pesquisa realizada pelo Facebook apontou a grande importância da interação cliente x empresa através de mensagens. Confira os dados obtidos:
- 69% pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que enviar mensagens é a maneira mais fácil e mais conveniente de entrar em contato com uma empresa;
- 68% das pessoas entrevistadas “preferem usar mensagens (como aplicativos de bate-papo ou texto) para falar com uma empresa mais agora do que antes da pandemia”;
- Mais de 1 a cada 2 das pessoas pesquisadas afirma que trocar mensagens com uma empresa faz com que ela se sinta mais conectada pessoalmente com a marca.
Muito interessante, né? Mais do que nunca, as pessoas desejam se conectar e cada vez mais elas fazem isso por mensagem!
Confira algumas dicas para aplicar o Marketing Conversacional no seu negócio
Agora que você está por dentro do Marketing Conversacional e seus benefícios, que tal conferir algumas dicas para aplicar a estratégia no seu negócio? Arraste para baixo e confira. Boa leitura!
Se comunique através de chats ao invés de formulários
De fato, os formulários de landing pages são eficazes nos websites. Porém, o Marketing Conversacional propõe uma outra abordagem na hora de qualificar os leads.
Para isso, ele utiliza a tecnologia dos chats virtuais a fim de iniciar uma conversa mais humanizada ao invés de forçar o seu usuário a preencher um formulário para coletar dados cruciais.
A técnica é simples: envolver o usuário através de uma conversa personalizada e extremamente fluida para assim, diagnosticar a qualidade do lead de uma forma muito menos invasiva.
Invista no atendimento humanizado e personalizado
A humanização e a personalização no atendimento são dois fatores estratégicos que merecem uma atenção especial, até porque serão esses dados mais precisos que farão a diferença para que o desejo do lead seja atendido e com isso, o mesmo avance no funil de vendas.
Para além, o foco em gerar um bom engajamento é primordial nesta era digital em que vivemos, uma vez que as redes sociais disseminam um grande apelo ligado à interação das empresas com os seus clientes.
Escolha interfaces amigáveis
Definir os canais digitais que mais dialogam com o seu público, por exemplo as redes sociais, assim como investir no User Experience Design (UX Design) do seu website é fundamental para que o Marketing Conversacional seja aplicado.
Entretanto, este é o primeiro passo. Aproveite e automatize os processos de maneira simples, dinâmica e intuitiva!
Mantenha a rapidez no atendimento
Quanto mais rápido, maiores são as chances de conversão. Quem nunca desistiu de uma compra após esperar séculos por uma informação decisiva antes da compra que atire a primeira pedra, não é mesmo?
Portanto, voltamos à estratégia dos chatbots. A ferramenta inteligente é capaz de entender a chegada de um novo usuário e desenvolver um atendimento exclusivo para o lead.
Onde aplicar o Marketing Conversacional?
Facebook Messenger? Instagram Direct? Loja virtual? Se você está se perguntando “onde posso aplicar a estratégia do Marketing Conversacional?”, a resposta está logo abaixo!
Redes Sociais
Seja como canal de venda, relacionamento com o cliente ou até mesmo as duas opções, as redes sociais são ideais para colocar o Marketing Conversacional em prática. Principalmente com a ajudinha dos chatbots!
Por exemplo: um chat personalizado para atender os clientes “corujas” que adoram navegar pela internet durante a madrugada. Você não vai perder uma venda por estar dormindo, né?
Descubra como planejar as redes sociais do seu negócio!
E-commerces
As lojas virtuais dispararam durante a pandemia e a tendência indica que realmente veio para ficar. Por isso, investir nos chatbots pode facilitar os grandes fluxos de visitas no site, principalmente com os leads recentes que buscam informações sobre o produto/serviço.
Fato é, se o usuário está no seu site, provavelmente ele se interessou por algo e dependendo do estágio do funil de vendas, o mesmo está pronto para realizar a compra!
Aprenda a fugir da crise com o poder do E-commerce!
Aplicativos
iFood, Uber Eats, Globoplay e muito mais. As estratégias do Marketing Conversacional acontecem a todo vapor nos aplicativos e muitas das vezes são completamente decisivas para que o lead chegue na etapa final da jornada de vendas.
Pingback: Diferenças entre webwriting, UX writing e copywriting - D'Gitais
12 de maio de 2021 at 12:42