Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / O dia que as redes sociais pararam o mundo e seus negócios
redes sociais

O dia que as redes sociais pararam o mundo e seus negócios

Como vivemos conectados, um dia chega alguém e tira a gente da tomada das redes sociais e
o mundo todo para em função disso.

Estamos todos presos numa mesma empresa de tecnologia que coloca a gente em seu mini-mundo digital de Facebook, Instagram e Whatsapp e derruba todo mundo como um grande “tsunami”, a onda foi tão grande que fez muito gente despertar da bolha de olhar o mundo a volta, com outras tecnologias e velhos conhecidos do nosso mundo antigo como SMS e E-Mail.

As pessoas se vieram fora da bolha, mesmo que por algumas outras desse dia 04/10/2021, que transformou pessoais em pessoais e não mais em usuários conectados. Vimos como nossas operações financeiras, econômicas, publicitárias, entre outras, é volúvel e Frágil.

As redes sociais, ou melhor, as empresas de tecnologia de Mark Zuckerberg, podem derrubar o mundo e podem derrubar você. Vivemos numa redoma digital que muitas vezes não percebemos a fragilidade da tecnologia que em pouco tempo pode quebrar em efeito cascata deixando pessoas mais ricas e mais pobres, porque sustentável uma economia interna que não se sustenta fora dos servidores de rede.

Aprender a lidar com as crises digitais vai ser mais comuns do que imaginamos. Porque cada vez mais estamos dentro da bolha e não paramos para perceber como é perigoso viver só dentro dela, como vivemos nos dias atuais e procuramos não enxergar a vulnerabilidade das redes e da
própria internet.

O cidadão empreendedor real ou digital precisa ser preparar para crises ou sucessos momentâneos que as redes e a própria internet gera para as empresas e seus negócios, literalmente hoje todos nós fomos cancelados pela rede.

O usuário foi cancelado pelo seu principal canal de sucesso a rede social. O cancelamento mesmo momentâneo trouxe a dúvida que podemos parar a qualquer momento e não ter uma explicação plausível para o fato, crime, erro ou problema criado para parar as redes sociais.

Somos ratos de laboratórios esperando o nosso brinquedo volta a rodar para a gente andar.

Quero dizer que precisamos pressionar empresas de tecnologia como Facebook, Google, Microsoft, Apple, entre outras a valorizar mais os seus usuários e não deixar uma desculpa no ar, simplesmente caiu o sistema.

Muitas pessoas pelo mundo dependem das empresas e ferramentas digitais, para trabalhar, se comunicar, entreter, etc, fomos deixados de lado por um posicionamento falho e vazio da empresa.

Imaginem quantas pessoas, empresas ficaram com um prejuízo gigantesco por causa desse apagão mundial?

O empreender precisa analisar esse fato, não um mero problema, mas sim como uma operação de segurança que precisa existir para os negócios digitais não pararem, como parou, sem existir um plano B, para os usuários que dependem do funcionamento das redes socais para tocar os seus negócios e seus trabalhos.

Foi estranho dia de hoje, porem começamos a perceber é que precisamos de mais segurança para lidar com as redes sociais e buscar uma forma de pressionar as empresas do meio digital a preservar os seus usuários de seus erros ou falhas tecnológicas.

Doutor em Design pela ESDI - Escola de Desenho Industrial - UERJ/RJ. Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional. Especialista em Computação Gráfica e Multimídia. Graduado em Publicidade e Propaganda. Docente em Instituições de Ensino Superior nas áreas de Design Gráfico, Comunicação Social, Marketing, tutor e conteudista de EAD; experiência em coordenação de curso de graduação em Publicidade e Propaganda e em cursos de pós-graduação nas áreas de Design e Animação 3D; pesquisador das áreas de Design Gráfico, 3D, Game Design, Gamificação e interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Palestrante e facilitador de cursos presenciais e a distância, e sob demanda.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp