Objetivo, Meta, Estratégia e Tática: Aplique Na Sua Empresa!
Objetivo, meta, tática e estratégia… embora muitos confundam, essas quatro palavras possuem significados distintos e quando compreendidos, fazem toda a diferença!
Se você é um empreendedor (ou pretende se tornar), precisa compreender perfeitamente essas diferenças para formular o planejamento estratégico do seu negócio.
Antes de iniciar qualquer planejamento, certifique-se primeiro de que as diferenças entre meta, objetivo, meta e tática estejam esclarecidas.
Por isso, a D’Gitais preparou um manual prático para você utilizar sempre que for iniciar um planejamento. Prepare-se para aplicar na sua empresa!
Objetivo – O que você quer!
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar
O objetivo nada mais é do que o grande resultado que você busca para a sua empresa. Caracteriza um desejo abstrato porque dificilmente será quantificado.
Pense nos sonhos, esperanças ou até mesmo nas necessidades. Os objetivos são as metas amplas que atingimos a longo prazo.
Por exemplo: a empresa “Decor”, que atua no mercado de design de interiores em São Paulo, quer bombar a sua marca e ser reconhecida em todo o país.
Meta – O que precisa acontecer!
Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.
Mary Kay Ash
Pensou que era o sinônimo de objetivo? Nada disso! A meta é específica e rápida, o que você precisa fazer para o objetivo ser atingido.
Vale lembrar que a meta se difere do objetivo porque podemos analisar numericamente, ela é uma tarefa tangível.
Por exemplo: conseguir 10 publicações sobre os produtos da “Decor”, uma empresa de design e arquitetura, nas principais revistas ou blogs de decoração até o dia 01/06/2020.
Estratégia – Como o objetivo irá acontecer!
Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém.
Alvin Toffler
Preste muita atenção, a estratégia pode ser considerada como a parte mais importante de um planejamento.
Ela é o caminho que você irá trilhar até os seus objetivos declarados! Se feita corretamente, será a responsável por atingir a tão sonhada meta.
Por exemplo: promover um bate-papo com 10 blogueiros relacionados à moda e decoração no Instagram da “Decor” e investir em anúncios pagos para a rede social.
Tática – O item de ação!
A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória.
Sun Tzu
O primeiro passo para que todo o resto do planejamento entre em ação. É o que você precisa fazer para que sua estratégia seja realizada.
Exemplo: adicionar 20 blogueiros de moda e decoração na lista de contatos da “Decor” até o final da semana que vem.
Não foi tão difícil, né? Aí estão as principais diferenças entre meta, objetivo, estratégia e tática. Agora é só colocar em prática.
Ah, e se precisar de uma ajudinha para elaborar o plano estratégico da sua empresa, a D’Gitais está aqui!
Pingback: Principais Erros Ao Criar Perfis De Empresas Nas Redes Sociais - D'Gitais
4 de novembro de 2019 at 09:37Pingback: WhatsApp Marketing Para Empresas: potencialize o uso da ferramenta! - D'Gitais
30 de junho de 2020 at 17:02Pingback: 6 dicas infalíveis para criar um blog de sucesso! - D'Gitais
15 de outubro de 2020 at 12:57Pingback: Como planejar as Redes Sociais do seu negócio? - D'Gitais
13 de abril de 2022 at 09:01Pingback: Planejamento de marketing digital: como realizar?
11 de agosto de 2022 at 17:54