Planejamento de Marketing Digital para Lojas de Vinho
No último ano pandêmico, o brasileiro consumiu o vinho muito mais do que em qualquer outro ano. Para se ter uma ideia, o aumento do consumo atingiu cerca de 30% e certamente, o vinho se tornou a bebida da quarentena.
Segundo uma pesquisa realizada pelo CupomValido.com.br, o vinho tinto é o favorito dos brasileiros, liderando o ranking com 55%. Em seguida, o vinho branco preenche o segundo lugar com 25% e por último, o vinho rosé domina 20% da preferência nacional.
Evidentemente, as restrições do distanciamento social, o mix de sensações do isolamento e a necessidade de fuga da realidade tornaram o vinho tão presente na quarentena dos brasileiros.
Se você possui um negócio do mercado de vinhos e ainda não alinhou estratégias eficientes para os canais digitais, confira o nosso passo a passo para realizar um planejamento de Marketing Digital para lojas de vinho. É só arrastar para baixo!
Por que investir no Marketing Digital para Lojas de Vinho?
Mesmo que ainda não tenha feito um planejamento estratégico para a sua loja de vinho, provavelmente, você encontrou alguma matéria sobre o aumento considerável da bebida durante o isolamento social.
Com a chegada do inverno, as expectativas são altíssimas: o termo de pesquisa “vinho” cresceu ainda mais no cenário nacional e com isso, o mercado de vinhos se tornou ainda mais promissor neste ano de 2021.
Como realizar um planejamento de Marketing Digital para Lojas de Vinho?
Em um segmento cada vez mais competitivo, saber desenvolver uma boa estratégia de Marketing Digital e utilizar as ferramentas corretas é fundamental, certo?
Por isso, montar um planejamento de Marketing Digital para lojas de vinho será o norte para o sucesso do seu negócio no online!
É nessa etapa que você identifica como os seus concorrentes estão trabalhando na internet, estuda as suas oportunidades e avalia as ameaças. A partir deste diagnóstico inicial, você montará todo o plano de trabalho nos canais digitais. Vamos nessa?
Análise do Mercado
Antes de iniciar qualquer planejamento de Marketing Digital no seu empreendimento, é preciso realizar uma análise de mercado específica em relação aos clientes e principalmente, aos seus concorrentes.
O reconhecimento do cenário atual, assim como a apuração de tendências, apresentam-se como fatores indispensáveis para o empreendedor que busca alavancar o seu negócio.
Técnica de benchmark
A regra fundamental da sua análise de mercado: aprenda com os maiores! O Benchmarking é um processo de análise da concorrência direta e indireta.
Concorrência direta: quando um negócio oferece produtos iguais, com o objetivo de alcançar o mesmo nicho de mercado do mesmo ramo. Exemplo: Wine x Evino (ambos concorrem no comércio eletrônico).
Concorrência indireta: empreendimentos que oferecem produtos semelhantes a outros negócios. Exemplo: Wine x Empório Lidador, enquanto uma aposta no online a outra é uma referência no comércio físico local (RJ).
Essa é a hora de comparar produtos, preços, ações dos negócios concorrentes, e o principal: descobrir o que eles estão fazendo para ficarem na sua frente.
Presença Digital
Investigue a presença digital da sua própria loja de vinho através das métricas extremamente poderosas das suas redes sociais.
Por exemplo: a faixa etária predominante dos seus seguidores, se a sua página atrai mais homens ou mulheres, as principais localizações onde você tem grande público e até mesmo o horário em que o seu perfil recebe mais acessos!
Análise Swot
Uma das principais técnicas encontradas nos planejamentos de Marketing Digital, a análise Swot está relacionada à identificação de fatores internos como externos que podem prejudicar ou contribuir para a saúde do seu negócio.
- Defina suas forças;
- Determine suas fraquezas;
- Liste as oportunidades;
- Enumere as ameaças.
Para o segmento de vinhos o aumento do consumo devido a pandemia representou uma ótima oportunidade.
Criação de Personas
Se você possui um negócio, com toda a certeza já escutou a clássica pergunta: “qual é o seu público-alvo?”. O motivo é simples, antes de vender qualquer produto, você precisa compreender quem será o seu cliente.
Dessa forma, a produção de conteúdo se desenvolverá de forma assertiva, o que torna ainda mais fácil chegar até os clientes em potencial. Para facilitar ainda mais o processo, utiliza-se a técnica da Persona.
Buyer persona (persona) nada mais é do que a definição de um cliente típico, o qual irá constituir o seu público-alvo. Ela representa o cliente ideal que o seu negócio procura.
Funil de Vendas
No planejamento de Marketing Digital, o funil de vendas representa um processo de etapas pelas quais um cliente em potencial (lead) passa para se tornar um cliente. Para isso, ele percorre todo o caminho desde o reconhecimento da marca até a conversão final.
Descubra as três principais etapas de um funil de vendas:
Topo de funil – fase para gerar reconhecimento do seu negócio e atrair possíveis clientes.
Meio de funil – fase para aumentar a relevância e o valor percebido pelo cliente e transformar leads em grandes oportunidades de vendas.
Fundo de funil – fase para fechar a venda e transformar grandes oportunidades em clientes.
Plano de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é vital para o negócio que deseja atrair visitantes e alavancar as vendas, não é à toa que a estratégia pode ser considerada um dos pilares do planejamento estratégico para as plataformas digitais.
Sendo assim, o plano de conteúdo se torna imprescindível para elaborar editorias de qualidade, definir a linguagem adequada, traçar os principais canais digitais de interesse do seu negócio e buscar o tão falado “engajamento”.
Plano de Comunicação Visual
Antes de mais nada, é preciso reforçar: comunicação visual eficiente é mais do que apenas uma imagem acompanhada de uma legenda atrativa.
Na verdade, a comunicação visual pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para fazer com que o seu conteúdo chegue até o cliente. Além disso, ela é utilizada como uma chamada para a ação, despertando o interesse e motivando as conversões.
Plano de Mídia Online
Por fim, o plano de mídia online se baseia na construção de um possível investimento para cada plataforma digital, bem como as estimativas de resultados de acordo com o desempenho histórico.
Esta ferramenta é parte fundamental para que as suas campanhas sejam eficazes, já que o plano de mídia determina as estratégias mais adequadas para impactar o seu público.
Deixe-nos ajudar a criar sua estratégia de marketing digital para o mercado de vinhos
Após ler o nosso artigo e você achar que precisa de ajuda para criar a plataforma própria da sua loja de vinhos ou trabalhar com o marketing digital do seu negócio, seja um apoio na estruturação de um novo negócio ou para turbinar as vendas no universo online de uma loja de vinhos consolidada, não hesite em entrar em contato conosco. Temos uma equipe extremamente qualificada e pronta para te ajudar!