Como a inteligência artificial pode ajudar a vender mais os seus produtos
A inteligência artificial (AI.) sempre foi um tema muito abordado no cinema, porém, as histórias da ficção saíram das grandes telas para o nosso dia a dia: as altas tecnologias que antes eram só imaginação, passaram a existir na realidade e serem utilizadas em vários tipos de serviços e produtos digitais, tornando o tema mais comum do que nunca.
A inteligência artificial, também chamada de inteligência computacional, pode ser aplicada e utilizada em várias áreas do conhecimento, isso nos mostra como o avanço tecnológico afeta diretamente nossas vidas, rotinas e formas de lidar com o mundo.
Inteligência artificial: seus primeiros usos
Uma das primeiras formas de uso da A.I. aconteceu no universo dos games. Mas podemos encontrá-la hoje no sistema de telemarketing, nos bots de atendimento para substituir os atendentes humanos, no gerenciamento de autoatendimento de estacionamentos de mercados e shoppings e no uso de aplicativos para gerenciar e monitorar as necessidades e dúvidas dos clientes.
Um exemplo muito interessante desse sistema de inteligência artificial é a atendente virtual do Bradesco – a Bia, e a atendente virtual da Oi – a Joice.
Existe ainda, a atendente virtual da Amazon – a Alexia, que surgiu como um aparelho de gerenciamento de atividades e trabalho doméstico. Hoje, a Amazon já utiliza a Alexia em outros projetos, como atendente dos supermercados autônomos nos EUA, por exemplo.
Inteligência artificial e Marketing Digital
A publicidade e o marketing digital também criaram formatos de uso da inteligência digital, sendo usada pelas marcas como forma de divulgação e anúncios em plataformas digitais, redes sociais, aplicativos e na internet como um todo.
A Netflix criou um robô de pesquisa para aproximar o seu conteúdo dos usuários dentro do Facebook. Funciona da seguinte maneira: o robô (bot) monitora e pictograma a pesquisa na rede social e oferece o serviço ou promoção para o usuário cliente ou novo se for indicado. O desempenho do bot é impressionante e faz a Netflix expor e chegar perto de seus clientes ou futuros, se for o caso.
Inteligência artificial e o sistema 5G
Outro caso de uso já conhecido são os bots de atendimento em sites e redes sociais. A grande mudança e expansão da inteligência artificial para o uso em publicidade digital deve ocorrer com a chegada do 5G ao país.
O termo se refere ao fenômeno cultural e tecnológico sistema 5G, que vai possibilitar um avanço significativo para o aumento da banda de internet no Brasil. Já conseguimos visualizar isso acontecendo na China e alguns países asiáticos – além de EUA e Europa, um crescimento dos serviços de aplicativos e um avanço sobre o monitoramento do usuário, demonstrando um estudo aprofundado de consumo, cultura e entretenimento do cidadão.
Isso faz com que as marcas tenham mais possibilidades para vender seus produtos.
O futuro está aqui!
Um exemplo desses avanços são as casas inteligentes que analisam o consumo dos seus donos e se integram a aplicativos de compras de mercado, lojas de e-commerce e avisam a hora de comprar.
Novos formatos de mídia surgem nesse movimento da inteligência artificial – que na verdade é apenas uma ponta do avanço tecnológico.
Agora, a influência do uso da inteligência artificial já é percebida na análise de dados – que as marcas cada vez mais vão usar como ferramenta e estratégia de marketing e publicidade digital. Estar atento ao avanço dos tipos de novas tecnologias, como a inteligência artificial, é estar atento ao presente e futuro próximo!
Pingback: 7 setores do e-commerce em alta para 2022 - D'Gitais
3 de fevereiro de 2022 at 11:25