Indicadores para os pequenos negócios acompanharem no Marketing Digital
“Por que os indicadores para os pequenos negócios são tão importantes?”
Assim como acontece com qualquer outro tipo de estratégia, não medir o desempenho de suas campanhas de marketing digital pode resultar em desperdício de tempo e dinheiro!
Por isso, é necessário estar por dentro dos principais indicadores para os pequenos negócios e acompanhar seus resultados no Marketing Digital!
O que são indicadores para os pequenos negócios acompanharem no Marketing Digital?
Os indicadores (KPIs, do inglês Key Performance Indicators) medem o desempenho de suas redes sociais.
Em outras palavras, essas métricas rastreiam se você está atingindo – ou excedendo – suas metas para que você possa planejar o próximo melhor curso de ação.
#1 Redes Sociais
Alcance
O alcance é uma métrica importante para medir porque pode dar uma ideia do sucesso do seu conteúdo ao chegar em seu público-alvo.
Um KPI de alcance mede por quantas pessoas seu conteúdo foi potencialmente visto.
Se você estiver tentando aumentar o reconhecimento da marca ou aumentar seu público, concentre-se em aumentar o alcance.
Taxa de Engajamento
A taxa de engajamento é uma métrica usada para avaliar o número médio de interações que seu conteúdo de rede social recebe por seguidor.
A taxa de engajamento é calculada como o número total de interações que seu conteúdo recebe dividido pelo seu número total de seguidores, multiplicado por 100%.
O que conta como uma interação depende da plataforma, mas na maioria das vezes se refere à curtidas, reações, compartilhamentos e comentários.
Visualizações
Se você está criando vídeos (você está criando vídeos, né?), provavelmente quer saber quantas pessoas estão assistindo.
Cada rede social determina o que conta como uma “visualização” de forma um pouco diferente, mas geralmente até alguns segundos de tempo de exibição contam como uma “visualização”.
Portanto, as visualizações de vídeo são um bom indicador rápido de quantas pessoas viram pelo menos o início do seu vídeo.
Seguidores
Aumentar seus seguidores é bom.
No entanto, o mais importante é quem são seus seguidores.
Se você vende rosas e a maioria de seus seguidores não gosta de flores, ter mais seguidores não ajuda.
Dependendo da rede, você pode aprender sobre idade, interesses, hábitos sociais (como hora do dia em que estão ativos), profissão e muito mais.
Pergunte a si mesmo: “esse público combina com o que estou tentando realizar?”
Caso contrário, talvez seja hora de dar uma nova olhada nas análises de suas postagens de rede social.
#2 Site
Usuários
Um usuário, ou visitante único do site, é quando um visitante chega ao site e interage com uma ou várias páginas em um período específico.
Por exemplo, se uma pessoa chega a uma página, mas depois se engaja com três outras páginas (preços, quem somos e/ou página do blog), ela é contada como um único visitante.
Sessões
Uma sessão, antigamente denominada como acesso, é quando um usuário interage com o site do seu negócio.
Por exemplo, se um único usuário visitar o seu site 5 vezes a partir do mesmo dispositivo ou campanha, no mesmo dia ou em dias diferentes, ele será contado como um usuário, mas cinco sessões.
Em outras palavras, a sessão começa a contar quando um usuário visita o site e termina quando o usuário sai.
Conversão
A conversão indica se um usuário concluiu ou não a ação desejada por você no site.
Por exemplo: a quantidade de cadastros realizados no formulário do seu site, a quantidade de vezes que seu cliente clicou no botão do whatsapp para contato, ou a quantidade de vendas que uma loja virtual realizou. Todas essas ações são consideradas conversões e são fundamentais para quem busca mensurar os resultados.
#3 Mídia paga
Taxa de cliques
A taxa de cliques (CTR) é uma métrica importante entre os diversos indicadores para os pequenos negócios.
Ela se refere à parcela de usuários que clicou em um anúncio, seja para visitar um site, iniciar uma conversa ou engajar em uma publicação patrocinada.
CTR é o número percentual de cliques que seu anúncio recebe dividido pelo número de vezes que seu anúncio é exibido: cliques ÷ impressões = CTR.
Por exemplo, se você tivesse 10 cliques e 200 impressões, sua CTR seria de 5%.
A CTR mede o sucesso de um anúncio, sendo um ótimo indicador de qualidade.
Custo por cliques
É crucial obter um bom valor de custo por clique (CPC) em seus anúncios.
Um custo por clique é uma maneira de estimar a quantia de dinheiro que um site cobrará com base na quantidade de vezes que um visitante clica nos anúncios.
Embora pareça simples, essa métrica fornece informações valiosas sobre áreas que precisam de melhorias e expansões futuras.
Taxa de conversão
Uma taxa de conversão é uma medida de quantas pessoas realizam uma ação desejada, como clicar em um anúncio.
Ela é calculada dividindo o número de pessoas que convertem pelo tamanho total do público e, em seguida, convertendo esse número em porcentagem.
Por exemplo, se um anunciante executar uma campanha de anúncios para celular no Facebook que alcance um público de 10.000 pessoas e 700 dessas pessoas clicarem no anúncio, a taxa de conversão será de 7%.
700/10000 = 0,07, ou uma taxa de conversão de 7%.
Custo por Aquisição
O custo por aquisição (CPA) é uma métrica chave de marketing que mede o custo total de aquisição de um cliente.
Em outras palavras, o CPA indica quanto custa levar um único cliente ao seu funil de vendas, desde o primeiro ponto de contato até a conversão final.
Ao entender seu CPA, você pode otimizar suas campanhas e canais de marketing para adquirir novos clientes da maneira mais econômica possível.