ERP e E-commerce: crescimento certo para seu negócio!
O comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma forma modernizada de vender produtos. Essa nova modalidade de comércio mudou a maneira como as empresas fazem negócios e se comunicam com seus consumidores. Para quase todo tipo de varejista, colocar uma loja online tornou-se uma necessidade.
Uma plataforma de e-commerce deve oferecer um sistema (front end) onde o cliente possa navegar pela loja on-line, verificar a disponibilidade de estoque, fazer um pedido e pagar por esse produto. Parece simples, certo? O desafio, neste caso, é o sistema back end, responsável pelo gerenciamento por trás da verificação da disponibilidade de estoque, das informações sobre pedidos e da separação e envio das mercadorias.
Mas o que é ERP?
O ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é um sistema de recursos empresariais. O software ERP é composto por ferramentas poderosas e estratégicas para o gerenciamento de negócios. Estas ferramentas podem ser usadas para gerenciar as informações dentro de uma organização.
Embora todas as empresas e organizações sejam diferentes, todas enfrentam um desafio comum: para permanecer competitivas no atual ambiente de negócios, elas precisam de uma maneira confiável e eficiente de armazenar informações. É aí que entram os sistemas ERP. Pois eles podem integrar todas as áreas de uma empresa em um único sistema de informações.
Com um software ERP eficaz, os proprietários e líderes de negócios podem automatizar e agilizar tarefas tediosas de controle de finanças, estoques, orçamentos, vendas, serviços, entre outros. Além disso, esse sistema pode ajudar os funcionários a se tornarem mais produtivos e bem-sucedidos em suas funções. Além de obter visibilidade em tempo real do funcionamento interno de suas operações.
Integração ERP e e-commerce
Com a integração da sua plataforma e-commerce à um sistema ERP, as ações e os processos executados no site de comércio eletrônico são transferidos para o sistema ERP, de modo que seus pedidos e estoques estejam sempre atualizados. Dentre estas informações estão:
- Detalhes de pedidos. Por exemplo produtos e quantidades, para que o pedido correto seja enviado e o inventário seja ajustado;
- Cadastro e atualizações de informações de clientes;
- Detalhes de pagamento, para que o dinheiro chegue à sua conta bancária;
- Informações de envio do pedido.
Para completar o fluxo de informações, o compartilhamento acontece também no sentido oposto. As atualizações no seu ERP também são enviadas para o seu site de comércio eletrônico, incluindo:
- Informações sobre produtos novos ou descontinuados, para que seu site mostre com precisão quais produtos estão disponíveis;
- Atualizações de dados do produto, para que seu site esteja sempre exibindo informações corretas sobre o produto;
- Atualizações de inventário, para que você nunca desaponte seu cliente on-line com níveis de estoque incorretos;
- Atualizações de preços.
Benefícios da integração ERP e e-commerce
A integração faz com que o software de ERP funcione de maneira personalizada, com base nas necessidades da empresa e na maneira como ela lida com os processos de negócios. Diversos benefícios podem ser obtidos com esta integração, dentre eles:
- Automatização de processos manuais: quando os preços, os níveis de estoque e os dados do produto são atualizados automaticamente, os erros humanos são minimizados, economizando tempo e dinheiro.
- Cumprimento de pedidos mais rápido e produtivo: pedidos de vendas são transferidos diretamente de sua loja eletrônica para o seu sistema ERP. Esta automação minimiza novamente os erros e economiza tempo e esforço. O ciclo de atendimento do pedido pode começar imediatamente, aumentando drasticamente o tempo de resposta.
- Gerenciamento de inventário econômico: as vendas on-line são atualizadas instantaneamente no ERP, assim como os níveis de estoque. Portanto, você pode planejar suas compras com muito mais precisão, reduzindo tanto a administração quanto a perda de receita.
- Faturamento e relatórios financeiros: Como o ERP apresenta os dados financeiros mais importantes da empresa, se o seu negócio de e-commerce estiver integrado ao próprio ERP, ficará muito mais fácil acompanhar seus números on-line e compará-los aos segmentos off-line de sua empresa.
Os benefícios da integração do ERP superam os custos de investimento e quaisquer problemas de desenvolvimento. Simplificando, as empresas que integram seus mercados de lojas de comércio eletrônico com seu software ERP podem desfrutar de enormes economias de custo, taxas de conversão mais altas, ciclos de pedidos mais curtos, administração simplificada e uma série de outros benefícios que podem ajudar (e muito) na trajetória de crescimento da sua empresa.
Pingback: Bastidores do Desenvolvimento de um E-Commerce de Farmácia - D'Gitais
4 de outubro de 2019 at 16:15Pingback: O Poder Do E-commerce: Fuja Da Crise Com A Internet! - D'Gitais
2 de abril de 2020 at 12:32Pingback: Dicas Para Vender Online Durante A Pandemia! - D'Gitais
16 de abril de 2020 at 12:28