Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / ERP: Como essa ferramenta pode ajudar minha empresa?
ERP PARA EMPRESAS

ERP: Como essa ferramenta pode ajudar minha empresa?

Você sabe o que é ERP?

Uma boa gestão dos recursos tecnológicos dos dias atuais fará toda a diferença na hora de garantir que a sua empresa conquiste novos mercados, se consolide e cresça de forma sustentável. Se a sua empresa ainda não está na era digital, está mais do que na hora de dar os primeiros passos… e, para começar, nada melhor do que investir em uma boa solução de gestão: os ERPs.

Mas o que é um ERP?

Um ERP é um software desenvolvido com foco em planejamento estratégico e gestão de recursos. A própria sigla “ERP” já diz isso. Ela vem do inglês, Enterprise Resources Planning – que poderia ser traduzido livremente para o português por algo do tipo “Planejamento de Recursos Empresariais”.

O principal objetivo de um software ERP é de trazer ao mesmo tempo maior clareza sobre os números da sua empresa e maior agilidade e assertividade às decisões estratégicas da sua gestão. Isso é possibilitado por um sistema que reúne em um só lugar todos os números da sua empresa – contas a pagar e a receber, vendas realizadas, contato com fornecedores, conciliação bancária – e que é capaz de integrar esses dados para trazer maior rapidez e confiabilidade às operações rotineiras da sua empresa.

Por exemplo, ao realizar uma venda de um produto. O sistema automaticamente atualiza os dados do seus estoques, já registrando a baixa daquele item. Da mesma forma, é possível já emitir a NF-e relativa à essa transação por meio do próprio sistema ERP. Mais ainda: se for preciso, o próprio software é capaz de fazer a geração dos boletos a ser entregues para o cliente.

A venda realizada já será contabilizada em seu registro de operações financeiras, ajudando a rastrear onde vai cada centavo do dinheiro da sua operação. E é esse controle minucioso que vai permitir que você identifique os gastos desnecessários ou supérfluos, e redirecione esses valores para investimentos mais interessantes e rentáveis para a sua empresa.

 

Quais as funcionalidades de uma ferramenta ERP?

Existem diversos fornecedores de ERP no mercado e cada sistema desenvolvido têm suas particularidades. De forma geral, pode-se esperar encontrar as seguintes funcionalidades em um bom software ERP:

  • Controle de acesso: é possível criar e gerenciar diversos perfis de acesso, determinando permissões diferenciadas para cada funcionário. Em um bom sistema ERP você tem o controle de quem terá acesso a quais informações.
  • Controle financeiro: permite gerenciar as contas diárias da sua empresa, tanto aquelas que são devidas quanto as que estão por receber.
  • Controle de vendas: permite acompanhar as vendas realizadas. Bem como manter um controle sobre qual o valor do ticket médio e quais os produtos com maior demanda.
  • Controle de estoques: opera de forma integrada com as demais áreas do sistema, em especial com a gestão de vendas. É possível acompanhar em tempo real as oscilações nas quantidades de cada item em estoque e providenciar a reposição dos mesmos através do próprio ERP.
  • Geração de boletos: permite maior agilidade no encerramento da compra, e maior facilidade para o seu processo de cobrança.
  • Emissão de NF-e: a emissão da NF-e junto aos órgãos responsáveis foi pensada para facilitar – e muito! – o seu trabalho burocrático e o recolhimento das taxas devidas.
  • Emissão de relatórios gerenciais: permite obter uma visão geral da situação da empresa, acompanhando sua evolução diária. Esses relatórios servem ainda de base para o desenvolvimento de um planejamento estratégico muito mais assertivo. Afinal, poderá ser pautado em números reais e atualizados.
  • Conciliação bancária: a conciliação bancária é a funcionalidade que permite contrastar as vendas realizadas e registradas no sistema com os valores disponíveis na conta da sua empresa. Dessa forma, é possível identificar qualquer problema nas transações financeiras realizadas, evitando prejuízos para a sua empresa.

 

Por que vale a pena investir em um ERP na nuvem?

Um ERP é um software – e como tal, pode estar armazenado localmente, no hardware da sua empresa, ou na “nuvem”. Um ERP com armazenamento local vai exigir que você invista em um hardware que suporte o sistema. Além disso, realizar investimentos constantes na manutenção desse equipamento.

Um ERP online, por sua vez, vai evitar que você precise se preocupar com a aquisição de um servidor específico para rodar o software. Visto que ele será acessível a distância, pela Internet. Os dados da sua empresa serão armazenados com toda a segurança nos servidores da empresa prestadora de serviços ERP contratada. Esses servidores contam com toda uma infraestrutura que garante que não haverá interrupção do acesso ao sistema. Além disso, eles contam com uma política de backup. Isso é sempre uma garantia a mais da salvaguarda dos dados da sua empresa.

Ao optar por um sistema ERP online, a sua empresa ganha em mobilidade. Afinal, sua gestão passa a conseguir acompanhar tudo o que acontece na empresa. E o melhor: a partir de qualquer computador conectado à rede, 24 horas por dia.

Por tudo isso, conclui-se que um ERP online é uma excelente solução para a sua empresa: ele oferece segurança, flexibilidade e facilidade de acesso. E o melhor: tudo isso sem perder em qualidade no serviço oferecido!

 

Ei, psiu! Não vá embora ainda não….

Conta para a gente aqui nos comentários: qual soluções ERP a sua empresa utiliza? Os resultados têm sido satisfatórios?

 

Gabriela é analista de marketing e redatora na empresa GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente. Já conquistou diversos prêmios estudantis pela dedicação e comprometimento.

2 Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp