Checkout: aplique da forma correta e garanta suas vendas!
Você quer montar um e-commerce e não sabe por onde começar? Entenda porquê um dos pontos principais do seu e-commerce é o checkout.
Com o cliente entrando no checkout, ele já vai ter navegado em sua loja virtual (que você finalmente terá tirado do papel, certo?), visto diversos produtos e escolhido as melhores ofertas para si. Esse é um dos passos decisivos para que o cliente realmente finalize a compra. Por isso, é muito importante se atentar a criar um ambiente seguro e, principalmente, ágil.
Sabemos que no momento do checkout, o cliente é direcionado a outra página, o que significa que ele terá de ceder diversos dados, muitas vezes desnecessários e cansativos, para enfim poder completar o pedido. Não é a toa que de acordo com a pesquisa do Baymard Institute, a taxa média de abandono da compra durante o checkout é de 69,23%.
Para poder evitar que aconteça de fato o abandono da compra durante este momento, é fundamental entender os gaps encontrados e que geram frustração no cliente, sendo eles:
- Processo longo e cansativo de checkout
- A necessidade de realizar um cadastro
- Possíveis erros que a plataforma possa cometer
- Custos adicionais, como frete e impostos
- Dificuldade ao calcular o valor dos produtos
Qual seria a solução?
O chamado checkout transparente, que contribui bastante para que o cliente possa realizar toda a transação de modo rápido, fácil e extremamente intuitivo.
Como inserir o checkout ideal para o seu cliente em seu e-commerce?
- Minimize o número de páginas de checkout
- Deixe à vista os produtos selecionados para compra
- Para confirmar o pedido, exiba somente informações relevantes
- Ofereça opções diferentes de pagamento e envio
- É fundamental investir em certificado de segurança dentro do site
- Otimização de preenchimento de dados, como login pelo Facebook
- Na era dos bots, insira um chat online que possa sanar as dúvidas frequentes.
Claro, que é bacana ter em mente que sempre existirão opções recomendadas para o seu tipo de e-commerce. Sua loja virtual é de grande porte ou é de porte médio – pequeno? Sempre existem os facilitadores, mas esse assunto fica para a próxima, combinado?
Enquanto isso, aprenda como o marketing digital pode impulsionar seu e-commerce!