Dicas para abrir e gerenciar um e-commerce de Moda Infantil
O varejo está sofrendo uma revolução com a cada vez maior ascensão dos e-commerces. A principal vantagem de uma loja virtual para o empreendedor é a possibilidade de atender clientes de qualquer cidade. Já para os clientes, o diferencial é o conforto e a praticidade de adquirir produtos com velocidade e sem sair de casa.
Mas existe um segmento muito específico dentro desse universo de números gigantescos: o e-commerce de Moda Infantil!
Esse nicho de mercado atende especialmente a mães que optam pela facilidade de não precisar ir a shoppings e entrar em lojas com crianças, muitas vezes impacientes e agitada. Além do custo benefício ser enorme, já que os e-commerces ofertam os produtos a valores muito mais em conta do que as lojas físicas. Dessa forma, a mãe tem acesso a uma variedade enorme de produtos, modelos e cores pelo menor preço.
O Mercado
O varejo de moda infantil está no top 10 dos mais lucrativos. Sua média de crescimento é de 6% ao ano (ABIT), mesmo em período de crise.
A demanda desse mercado é constante. Isso significa que esse tipo de empreendimento tem enormes chances de ser um sucesso. Desde que, é claro, o desenvolvimento e a gestão do projeto sejam eficazes e certeiros!
Seus fornecedores
Esses serão os seus maiores parceiros nessa aventura! É através da qualidade de seus produtos que você vai suprir as expectativas e necessidades dos seus clientes.
Busque os que oferecem o melhor custo-benefícios além dos que possuem produtos diferenciados e de boa qualidade. Lembre-se que os produtos deles são o cartão de visitar do seu e-commerce, portanto, cuidado ao selecioná-los!
Por exemplo, caso você desenvolva suas próprias coleções e terceirize a produção, opte por facções / costureiras que respeitem os prazos e que consigam lidar com o volume da sua demanda para não deixar seus clientes na mão.
Crianças crescem rápido!
Há quem use as mesmas roupas até que fiquem inutilizáveis. Porém, se o seu e-commerce vende roupas infantis, isso não será uma questão para o seu público.bCrianças estão em constante fase de crescimento, além de mudarem de gostos e interesses com muita frequência.
Por exemplo, uma criança que aos 3 anos gosta de A Galinha Pintadinha, aos 5 pode já não se interessar por roupas com este tema. Já existem, inclusive, plataformas de e-commerce para venda de roupas infantis usadas em bom estado que faturam até 2milhões por mês.
Seu público
É evidente que quem toma a decisão de compra, neste caso, são os pais, tios, avós ou amigos. Porém, com o acesso cada vez mais precoce a tecnologia, as crianças podem e devem ser impactadas pela sua estratégia de marketing.
O poder de persuasão dos pequenos sobre os adultos ao seu redor é determinante na decisão de compra. Portanto, ao definir suas estratégias, leve em consideração dois caminhos para chegar à conversão. Impacte os adultos, mas pense também em conversar diretamente com o usuário final, mesmo que ele ainda seja beeem pequenininho!
Confira 4 dicas que preparamos para que o seu e-commerce impacte ainda mais o seu público!
• Use modelos para a exposição das peças
Comprar roupas para crianças com base apenas na descrição de medidas e imagem é uma missão quase impossível. Dessa forma, é inviável prever como o modelo vai vestir nos diferentes corpinhos infantis que existem por aí.
Por isso, o uso de modelos são indicados pois são uma referência mais precisa ao usuário, solucionando dúvidas e estimulando o desejo de comprar. E tem mais vantagens: fotos de bebês e crianças vão colaborar com o engajamento dos seus posts nas redes sociais! Conteúdos “fofos” tendem a ser mais comentados e curtidos!
O ideal para esse tipo de produção é alugar um estúdio fotográfico ou contratar um fotógrafo profissional. Afinal de contas, uma boa imagem vale mais do que mil palavras!
• Aposte em produtos diferentes!
No universo virtual, a concorrência é cada vez maior. Principalmente para produtos mais comuns no dia a dia como roupas. Por isso, é importante caprichar na inovação dos seus produtos, como modelos e estampas exclusivas.
Criar um diferencial como um corte exclusivo ou alguma customização das peças pode ser o fator decisivo para que o seu e-commerce se destaque frente aos outros.
• Valorize os seus clientinhos!
O título dessa dica poderia ser CRIE RELACIONAMENTOS! Demonstre carinho e afetividade pelos filhos dos seus clientes. Afinal, são eles o seu consumidor final.
Valem roupinhas inclusivas para crianças com necessidades especiais como alergias. Incentive o envio e compartilhe as fotos dos clientes com o seu produto nas suas redes sociais (é claro, não sem antes pedir a autorização!).
Também vale pensar em criar atrativos para as crianças dentro da sua própria plataforma. Um joguinho educativo, por exemplo, pode criar conexão entre as crianças e a sua marca. Mostre ao seu publico que você se importa com ele. Isso gera valor para os pais e consequentemente para a sua loja.
• Categorize os seus produtos!
Crie linhas de temas, para facilitar a busca dos pais de acordo com o estilo que querem para seus filhos!
Isso ajuda na usabilidade e na navegabilidade dentro da sua loja. Sabe o quê isso significa? Que você vai melhorar e muito a experiência do seu cliente! Você pode criar linhas de “verão”, “inverno”, “princesas”, “dinossauros” e tudo o mais que a sua variedade de produtos permitir!
Isso facilitará a busca de quem está chegando na loja de acordo com o estilo da família. Melhorar o processo de busca de produtos e compras dentro do seu e-commerce é investir na satisfação dos seus clientes!Então, caso a sua maior pergunta ao começar a ler esse artigo era “será que um e-commerce de roupa infantil dá certo?” a resposta é sim! Esse nicho de mercado está cheio de gás e crescendo a todo vapor! Além disso, ainda existem muitas possibilidades a serem exploradas.
Com dedicação, bons profissionais da área digital e estratégias eficientes de marketing, seu e-commerce tem tudo para ser um case de sucesso e decolar em vendas!
Pingback: Negócios que incentivam e apoiam mães empreendedoras - D'Gitais
5 de maio de 2021 at 12:24