5 cuidados que o escritório deve ter com a Covid-19
Você sabia que hoje se comemora o Dia Internacional da Saúde e da Segurança no Trabalho? Isso mesmo!
Pelo 2º ano consecutivo, a data comemorativa conta com uma presença nada ilustre: a pandemia do Coronavírus.
Muitas empresas adotaram o modelo de trabalho home office, outras se adaptaram ao modelo de trabalho híbrido. Porém, a segurança e a saúde são fatores necessários em ambas as formas.
Modelo Híbrido: uma nova realidade?
Este formato de trabalho se baseia no melhor dos dois mundos, ou seja, na fusão das vantagens do home office e do escritório.
Para isso, o modelo de trabalho híbrido oferece a possibilidade do funcionário trabalhar alguns dias na sede da empresa e também diretamente de casa numa mesma semana.
Segundo uma pesquisa feita pela Robert Half, 91% dos profissionais qualificados acreditam que o futuro do trabalho será revezado entre dias no home office e dias no escritório.
Hora de voltar: cuidados que o escritório deve ter
A D’Gitais separou 5 cuidados que o escritório precisa ter para realizar o retorno das suas atividades físicas da forma mais segura possível. Arraste para baixo e confira!
Faça o retorno de forma gradual
Assim como está acontecendo no comércio das mais diversas cidades do Brasil, é necessário que o retorno das atividades presenciais seja realizado de forma gradual e responsável, como orientam as autoridades sanitárias.
Você pode intercalar o seu time de acordo com os setores, separando-os por turnos específicos ou até mesmo por dias. Nada de liberar o retorno de uma só vez!
Disponibilize materiais de higiene e prevenção
Como sabemos, o vírus da Covid-19 possui um elevado poder de transmissão. Porém, ele é facilmente combatido com a higiene, nossa principal forma de combate.
Sendo assim, disponibilizar materiais de higiene no escritório é imprescindível para impedir a propagação do coronavírus na sua empresa. Confira algumas regras básicas:
- espalhar dispensers com álcool em gel por todo o escritório;
- certificar que todos com acesso à empresa possam lavar as mãos com água e sabão;
- assegurar a utilização irrestrita de máscaras;
- medir a temperatura de todas as pessoas que acessarem o local. Lembre-se
- higienizar corrimões, maçanetas, superfícies e pisos, especialmente onde há um fluxo maior de pessoas.
Aumente a frequência da limpeza dos ambientes
Alguns pontos de acesso ao escritório podem ser potenciais locais de infecção – como os banheiros e os elevadores – e por isso, precisam de uma atenção maior.
Nos banheiros, potencialize a frequência da limpeza (principalmente em volta dos vasos sanitários, pias, torneiras e cabines). Já nos elevadores, higienize as portas, paredes internas e os painéis de controle.
Execute as adaptações espaciais necessárias
Os protocolos de saúde são rigorosos acerca do distanciamento social na volta das atividades físicas nos escritórios.
Por este motivo, executar adaptações espaciais necessárias para que o distanciamento seja realizado é parte fundamental dos cuidados que o escritório deve ter com a Covid-19.
Seja exemplo para o seu time!
Por fim, a conscientização de um retorno seguro é peça chave para que os empreendedores possam retomar as atividades dos seus negócios sem causar danos irreversíveis aos seus colaboradores.
Utilize os canais de comunicação da sua empresa para divulgar informações sobre os cuidados que devem ter com a Covid-19 e principalmente, seja um exemplo de líder para o seu time. Juntos somos mais fortes!
Bônus: como adaptar redes sociais do seu negócio à pandemia
Em tempos de crise, as redes sociais se apresentam como uma nova forma de ressignificar o seu negócio. E se por acaso, você ainda não possui um perfil nas redes, chegou a hora!
Com o isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de internet se tornou uma grande companhia da população durante a pandemia.
Por isso, análises indicam que o tráfego nas redes sociais anda crescendo a cada dia. Desta forma, muitas marcas apostam no engajamento dos usuários para driblar a crise.
1) Conscientize o seu público!
Ao compartilhar determinado post, precisamos ter em mente a ideia de que o conteúdo, além de anunciar um produto, estará educando o seu público a respeito de algo. Entende?
Dito isto, é importante atentar-se às informações publicadas. Neste período de pandemia, elabore conteúdos educativos para que seus seguidores mantenham-se atualizados.
2) Mantenha uma regularidade de conteúdos!
Mais do que nunca, os usuários estão atentos aos variados conteúdos nas redes sociais. Manter a regularidade dos posts e estar por dentro das novidades se torna imprescindível.
Afinal, perfil desatualizado e com posts super antigos não gera credibilidade alguma no público. Aproveite o momento para dar um up nas redes sociais do seu negócio!
3) Use o bom senso nas redes sociais!
As redes sociais são conhecidas por proporcionarem uma aproximação entre o público e a marca. Com isso, sua linguagem é bastante informal e de fácil compreensão. Concorda?
Neste período de pandemia, a atenção na hora de se comunicar com o público é primordial. Dependendo do conteúdo, é preciso avaliar a melhor linguagem para divulgar tal notícia.
4) Engaje a audiência!
Para engajar a sua audiência, um conteúdo rico e confiável é a receita perfeita! Busque explorar as novas funcionalidades das redes sociais para isso. Por exemplo, os stories!
Dicas sobre o que fazer em casa, shows ao vivo que estão acontecendo via Instagram, abrir sua caixa de perguntas para que o seu público interaja com seu negócio…
5) Possua uma equipe qualificada para gerir as suas redes!
Por fim, NUNCA deixe as suas redes sociais serem gerenciadas por pessoas leigas. Idealizar estratégias não é algo simples e requer conhecimento técnico sobre o assunto.
Além disso, vale ressaltar que em tempos de crise, qualquer conteúdo compartilhado de forma irresponsável, é suficiente para garantir uma má reputação da imagem da empresa.
Pingback: Dicas para empreender melhor usando o Slack - D'Gitais
9 de junho de 2021 at 12:14