Como planejar as Redes Sociais do seu negócio?
Você já pensou que planejar as redes sociais do seu negócio é um dos elementos fundamentais para avançar dentro do universo digital? Se a sua resposta for não, fique tranquilo. Esse é um dos erros mais comuns – porém deveriam ser evitados no Marketing Digital.
Pensando nisso, a D’Gitais preparou um artigo super interessante para você evitar possíveis erros e impulsionar ainda mais o crescimento do seu negócio através das redes sociais.
Preparado? Confira um modelo de planejamento das redes sociais adotado por grandes empreendedores do ambiente digital e faça muito sucesso na internet!
Diagnóstico
Antes de qualquer coisa, para você planejar as redes sociais do seu negócio é preciso analisar o contexto em que ele está inserido.
Quais são os seus concorrentes? E a localização de clientes que deseja impactar? Em quais redes sociais a sua persona se encontra?
Aqui está uma pequena lista com alguns itens que você deve considerar na hora de realizar a sua pesquisa de mercado:
- Abordagem;
- Identidade visual;
- Linha de comunicação;
- Força social;
- Conteúdo.
Além disso, é preciso identificar as dores do seu negócio e traçar estratégias para avançar nos resultados, garantir novos clientes e fidelizar os antigos.
Objetivos
Após realizar o diagnóstico acima, é hora de planejar onde você quer chegar com o seu negócio através das redes sociais, ou seja, o objetivo tão esperado de apostar na divulgação do seu produto/serviço nas redes sociais.
Vale a pena desenhar quais são os propósitos e os critérios norteadores para isso. Ah, se você quiser saber mais um pouco sobre objetivos, temos um artigo incrível sobre o tema. É só clicar aqui!
Estratégia
Agora que você já sabe onde quer estar com a divina ajudinha das redes sociais, é preciso pensar em como chegar lá. Esse é um dos pontos cruciais na hora de planejar as suas redes sociais…
Montar uma jornada, criar um funil, identificar o melhor canal, definir as editorias, apontar o público, são muitas questões a serem pensadas nesse momento.
E por falar em identificar o melhor canal, a D’Gitais separou um mini tutorial sobre cada rede social. Analise quais delas têm a ver com o seu público e não caia na ideia de que “é melhor estar em todas”.
Uma decisão mal feita pode atrapalhar a definição do seu público, além de dobrar as demandas do seu trabalho nas redes sociais de forma dispensável.
Redes Sociais e suas palavras-chaves
Facebook: família, amigos, grupos, passar o tempo, se divertir, públicos de todas as idades, comunicação e relacionamento
Instagram: público jovem, compartilhamento de fotos em geral, relacionamento, comunicação e influencers.
Twitter: cultura pop, memes, informações instantâneas, uma forma de estar perto de pessoas e marcas famosas e grande apelo do público jovem.
Tik Tok: público mais jovem, música, coreografia, humor, paródias, viralização de lançamentos musicais, vídeos em formatos curtos.
Pinterest: compartilhamento de imagens, ideias criativas, público feminino em sua grande maioria, muito utilizado pelas áreas de design e arquitetura, moda e gastronomia.
LinkedIn: procura de vagas de empregos, cursos, público mais velho, compartilhamento de perfil profissional, profissionais de todas as áreas e níveis técnicos.
Tática e Ações
O item da ação!
Você já sabe para onde quer ir, como chegar lá e só falta um último detalhe: o que fazer para lá? Hora de planejar as táticas e ações para potencializar os seus resultados nas redes sociais.
Definir o melhor horário de publicação, apostar em um calendário com conteúdos diários, pesquisar ferramentas que facilitem a execução das editorias e até mesmo o tipo de mídia que você vai optar na hora de publicar o seu post (vídeo, imagem, áudio).
Controle e Análises
Por fim, é importante ressaltar que planejar as redes sociais também significa monitorar a execução das estratégias colocadas no ar. Para isso, existem os KPIS – no bom e velho português, indicadores chaves de performance – que auxiliam nessa análise.
As principais informações de cada rede social estão disponíveis nas configurações das próprias redes sociais, fique de olho nos indicadores e recalcule as estratégias se necessário.
Você também pode obter relatórios mais completos e extremamente úteis para o planejamento das suas redes sociais através de ferramentas pagas.
4 ferramentas poderosas para trabalhar com redes sociais!
Postgrain: programe o conteúdo produzido para os mais diversos formatos. Além disso, confira relatórios completos sobre a sua performance nas redes sociais.
Etus: gerenciar diferentes perfis de redes sociais em um único lugar, realize planejamento de publicações e agende os seus posts.
MLabs: gráficos que ajudam a entender o seu desempenho nas redes, mostrando a relevância dos seus canais em relação aos seus principais concorrentes.
Estúdio de criação: reúne todas as ferramentas que você vai precisar para publicar, agendar, e gerenciar suas postagens, além de responder a todos os comentários em um único lugar de forma 100% gratuita.
Pingback: O que é o Marketing Conversacional? Entenda de uma vez! - D'Gitais
14 de abril de 2021 at 14:07Pingback: Redes Sociais: Saiba como vender em cada uma delas - D'Gitais
3 de maio de 2021 at 18:02Pingback: Negócios que incentivam e apoiam mães empreendedoras+... - D'Gitais
5 de maio de 2021 at 12:23Pingback: Marketing de Conteúdo: como atrair mais consumidores?
21 de maio de 2021 at 11:51Pingback: Linguagem nas mídias sociais: como utilizar de forma correta? - D'Gitais
25 de maio de 2021 at 15:58Pingback: Linguagem nas redes sociais: saiba tudo sobre o tema! - D'Gitais Redes Sociais
6 de abril de 2022 at 11:59Pingback: 4 Ferramentas para potencializar sua campanha no Facebook Ads - D'Gitais
19 de maio de 2022 at 09:02