Como criar um e-mail marketing?
Veja as dicas da Mailify sobre como criar um e-mail marketing que gera conversão.
O principal motivo para o brasileiro acessar a internet é o e-mail, de acordo com estudo feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. O que torna o e-mail marketing uma das ferramentas mais poderosas da internet no país. E através dele você pode manter o relacionamento com seus clientes medindo resultados de forma eficaz. Quando bem planejadas, campanhas de e-mail marketing podem trazer altas taxas de retorno.
É possível iniciar relação com o consumidor através desse canal a partir do momento em que ele aceita receber seus e-mails. E isso é de extrema relevância, pois é o diferencial da sua mensagem para que seja bem aceita pelo cliente.
Mas qual é a melhor maneira de fazer isso? Confira abaixo dicas da Mailify sobre como criar um e-mail marketing que gera conversão.
Foco na forma e conteúdo
Um formato comum de e-mail marketing é a newsletter. É um boletim periódico com informações sobre a área em que sua empresa atua, apontando assuntos relevantes ao consumidor e que podem conter ofertas de produtos e serviços, sempre com links que direcionem o público para o seu site. É uma forma de e-mail marketing que visa a fidelização de clientes que possuem afinidade com o que o seu negócio oferece. Quanto mais você segmenta sua campanha, mais resultado terá.
Mas como criar mailing com consumidores realmente interessados?
A lista de destinatários pode ser obtida através de formulários em seu site, rede social ou loja física. Estimule aos visitantes para que se cadastrem e concordem com o recebimento da sua newsletter oferecendo benefícios atrativos, como ter prioridade em lançamentos, receber itens exclusivos e descontos. Foque em ter uma audiência qualificada.
Outra possibilidade são empresas que oferecem listas opt-in em parcerias comerciais e publicizam o seu produto/serviço através de suas próprias bases de comunicação. Opt-in são contatos de pessoas que forneceram seus endereços de e-mail e consentiram com o recebimento de suas newsletters ou anúncios e/ou de empresas parceiras com público semelhante ao seu.
Permita ao cliente mostrar o que deseja
Envie sua mensagem de um remetente que aceite retorno com respostas. Importante abrir esse canal para facilitar a comunicação com o cliente, que é um dos principais objetivos do e-mail marketing. Para que sempre que ele tiver necessidade de entrar em contato com você saiba que basta responder ao seu e-mail. Isso evita toda a chateação de protocolos burocráticos que serviços de atendimento ao cliente com baixa reputação e altos índices de reclamações têm.
Outra informação importante e que faz da sua mensagem um e-mail marketing e não um spam é a possibilidade do cliente expressar que não deseja mais receber as mensagens. A possibilidade dele se descadastrar da lista de envio pela qual recebeu a mensagem chama-se opt-out. Quem enviou a mensagem deverá disponibilizar ao destinatário informações sobre o descadastramento e informar o prazo de retirada dele da base de contatos, de acordo com o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing, o Capem.
Partindo para a ação
Agora que você já entendeu alguns conceitos básicos sobre como fazer um e-mail marketing que gere conversão e um bom relacionamento com o cliente, vamos tratar da parte mais operacional e estética da sua mensagem.
Trabalhando com bases de contatos
Você pode importar seu mailing a partir de listas do Outlook, Excel ou arquivos de texto, e até manualmente. Se preferir, a plataforma Mailify também permite que sincronize contatos de suas lojas e blogs. Se você utiliza WordPress, PrestaShop ou Magento, tem mais essa possibilidade com as extensões de comércio eletrônico. O software também detecta e corrige erros ortográficos comuns em endereços de e-mail enquanto gerencia de forma automática bounces e opt-outs.
Para facilitar a segmentação personalize suas listas identificando os contatos através de nomes, tratamentos, posições, faixa etária, preferências, etc. Use os filtros de destinatários avançados para o envio de e-mails.
Conteúdo relevante e visualmente atrativo
Com um editor “drag-and-drop” (movimentar o objetivo virtual) comece a edição do zero. Ou escolha um entre mais de 850 templates projetados profissionalmente por experts da Mailify e automaticamente responsivos – sem a necessidade de compreender ferramentas complexas. Crie de forma fácil e rápida sua newsletter ou campanha de e-mail marketing.
Utilize galeria com mais de mil imagens gratuitas e dê um ar personalizado ao seu e-mail marketing. Mas atenção sempre ao equilíbrio entre texto e imagens. Uma campanha só com imagens pode ser caracterizada como spam e seus destinatários não recebê-la devidamente.
Não se esqueça de ao final da criação verificar como o e-mail marketing aparece na versão móvel e, caso necessário, fazer os devidos ajustes de forma simples para uma apresentação perfeita.
Cuidou da lista de destinatários, criou conteúdo relevante e aparência bonita? Voilà, seu e-mail marketing está pronto para ser enviado. Sucesso!
Pingback: Tudo o que você precisa saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados! - D'Gitais
19 de novembro de 2020 at 14:44