Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / Consumo De Streaming: Como Seu Aumento Afeta O Mercado?
canal-streaming

Consumo De Streaming: Como Seu Aumento Afeta O Mercado?

O aumento do consumo de streaming no Brasil cresceu muito nos últimos anos, destacando vários tipos de conteúdo que o brasileiro consome.

Música, games, jornal, revistas, livros, séries, filmes, entre outros, os conteúdos cada vez mais se popularizam!

Antigamente, o brasileiro não tinha o comportamento de pagar pelo conteúdo original porque burlava pagar o produto e serviço digital, recorrendo muito à pirataria.

Porém, o país vem consumindo conteúdo streaming a alguns anos. Com isso,  várias empresas começaram a oferecer esse tipo de formato de serviço para os brasileiros.

Por exemplo, a Netflix com o streaming de séries e filmes, Spotify com o de música, Sony e Microsoft com de games, entre outras empresas que se estabeleceram como pioneiras nesse mercado.

O grande caso de sucesso do streaming!

A maior case de sucesso é a Netflix, uma empresa americana que possuía como seu produto principal o envio de vídeos por catálogos nas casas dos clientes.

Inicialmente, a migração para o mercado do streaming ocorreu após analisar o mercado e observar o crescimento da sua principal concorrente (a Blockbuster) ao vê-la se tornar líder no segmento de alocação de filmes.

Em meados de 2006, com a chegada da tecnologia do streaming para vídeos, decidiu criar um novo negócio.

Assim nasce uma plataforma com vários tipos de filmes e séries que poderiam ser acessados através de uma conta paga por um pacote mensal.

Dessa forma, a Netflix cresceu a assinatura do serviço no Brasil, se tornando a principal plataforma de streaming de vídeo no país.

Além disso, ela fez com que o brasileiro deixasse de assistir TV aberta e por assinatura para consumir mais o streaming.

Empresas brasileiras se jogaram no mercado do streaming! 

Por isso, o crescimento do consumo streaming fez com que as empresas de comunicação criassem versões:

A Globo criou o seguimento Play, Globo Play, que procura fortalecer a marca na internet através de seu conteúdo próprio.

Já a Record TV, lançou um Play com conteúdo voltado ao segmento evangélico.

Marcas internacionais se reinventam a partir do consumo de streaming!

A grande mudança no streaming começou no ano de 2019 com o lançamento da plataforma streaming da Apple, chamada de Apple TV.

Uma plataforma própria com conteúdo que pretende se consolidar como a principal do mercado.

Entretanto, o Facebook e Google se identificam com um segmento de mercado gratuito já que deixam seus conteúdos disponíveis para os usuários acessarem a qualquer hora.

Disney pode se tornar o principal canal de streaming! 

Agora, a grande empresa que pretende mudar o mercado é a Disney com a sua plataforma Disney + que será lançada no próximo ano (2020).

Primeiramente, ela apostará no conteúdo próprio baseado em empresas parceiras: Marvel, Lucas Filmes, Pixar e Fox.

Com isso, a Disney criará a principal plataforma streaming existente para esse mercado, já que muitos produtos que antes eram só para cinema passam para o streaming. 

Séries baseadas no universo da Marvel e Star Wars ocupam os produtos principais para atrair os cinéfilos a se tornarem assinantes da plataforma.  

O consumo de streaming gera mudança no mercado brasileiro de comunicação! 

Entretanto, o mercado brasileiro divide-se por grupos de comunicação, estúdios de cinema e empresas de comunicação.

Por exemplo, a televisão brasileira produz um conteúdo muito diversificado que passa por filmes, séries, programas esportivos, jornalismos, novelas e programas de auditório. 

No momento, a TV perde espaço na audiência do dia a dia, uma vez que o streaming ganha espaço nas residências dos brasileiros.

Assim, observamos o mercado em expansão e um novo telespectador, por sua vez, focado ainda mais na sua experiência e gosto pessoal.

Mercado de streaming uma oportunidade para empreender! 

Em conclusão, o empreendedor digital pode olhar para esse mundo como um pequeno barco a navegar, gerando conteúdo ou criando novos formatos para serem disponibilizado nas plataformas gratuitas.

Da mesma forma, o espaço atrai grandes e milionários, porém a criatividade de novas ideias abre espaço para os empreendedores.      

Doutor em Design pela ESDI - Escola de Desenho Industrial - UERJ/RJ. Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional. Especialista em Computação Gráfica e Multimídia. Graduado em Publicidade e Propaganda. Docente em Instituições de Ensino Superior nas áreas de Design Gráfico, Comunicação Social, Marketing, tutor e conteudista de EAD; experiência em coordenação de curso de graduação em Publicidade e Propaganda e em cursos de pós-graduação nas áreas de Design e Animação 3D; pesquisador das áreas de Design Gráfico, 3D, Game Design, Gamificação e interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Palestrante e facilitador de cursos presenciais e a distância, e sob demanda.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp