A definição do leilão de concessão do 5G no Brasil
Depois de idas e vindas entorno da data para a marcação do leilão da concessão do 5G, o governo brasileiro marcou para o dia 04 de novembro de 2021, a data para ser o dia da definição das empresas e operadoras que vão explorar o serviço pelo país.
O valor de arrecadação do governo federal deve chegar ao valor total de R$54 bilhões de reais com a venda de toda a faixa territorial de cobertura do serviço. O Brasil avança em um negócio que já estava parado desde inicio do governo Bolsonaro. Agora o governo espera ter o serviço sendo oferecido a partir do próximo ano em algumas capitais.
O Brasil avança na sua lentidão econômica e política que vai mudar a forma de acessar a internet fixa e móvel do país, o 5G, que é uma tecnologia que pretende trazer para as empresas novas formas de serviços e produtos digitais que vão ser comuns na utilização desse novo serviço de internet.
Como integração de novos aparelhos com acesso a internet, como geladeira, microondas, maquina de lavar, entre outros, como a própria casa que fica inteligente, esse funcionamento é simples de entender, os aparelhos como a casa se tornam inteligente e interagem com o usuário, além de poderem realizar compras e fazer pedidos de forma que os usuários permitam que esses aparelhos possam realizar. Vai ter um aumento significativo de novos aplicativos de serviços e isso vai ainda mais integrar grupo de usuários em prol do consumo de novos negócios digitais.
As empresas ganham perspectiva para a criação de novos serviços e produtos digitais, já o usuário ganha uma gama de serviços que podem ajudar cada vez mais nas suas rotinas e dia a dia, como por exemplo a geladeira ter autonomia para realizar compras para o consumidor/usuário, determinando uma demanda de acordo com o consumo doméstico. A geladeira faz os pedidos e as compras chegam até aos domicílios dos consumidores.
É um serviço até os dias de hoje impensável ,porem é possível com o 5G. Parece que estamos em algum filme de ficção científica ou desenho dos Jetson, uma família do futuro, porem é uma realidade já em alguns países do mundo como a China que já está a muitos anos luz do Brasil, porque a tecnologia já foi implementada e já usufruí do 5G e vende também o serviço para outros países do mundo.
O primeiro impacto é nas relações comerciais, o dinheiro papel deixa de ser usado e as operações financeiras digitais passam a ser mais usadas. O cartão de crédito ou cartão de debito perde função, porque o serviço vira um aplicativo no celular.
Os documentos e operações de serviços públicos são todos através de aplicativos de identificação e do governo para realizar operações do cotidiano do cidadão. Surge o serviço de carros autônomos para transporte, o usuário pede o carro, porem sem motorista, controlado por inteligência artificial.
O mercado inteligente, onde o consumidor entra, escolhe o que quer e sai sem passar pelo caixa, tudo sendo pago pelo aplicativo. São muitos os novos produtos e serviços que vão facilitar a vida do consumidor.
O brasileiro não tem ideia de como vai avançar os serviços e produtos, as relações de negócios vão ficar cada ver mais digitais e o celular vai ser o parceiro do cidadão em várias operações do seu dia a dia, desde pegar um aplicativo de transporte até a geladeira fazer compras para ele.
Precisamos entender de muitas coisas podem dar certo ou não no Brasil, porque cada país tem o seu perfil cultural, político, econômico, religioso, entre outros fatores que podem ajudar muito ou prejudicar a relação com esses novos serviços e produtos.
Precisamos ter uma maturidade tecnológica para lidar com esse novo ambiente digital que vem para ajudar a vida do cidadão.