Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Marketing Digital 360º  / 4 principais desafios ao adotar ações de marketing para o mercado de vinhos

4 principais desafios ao adotar ações de marketing para o mercado de vinhos

Empreender em um negócio de nicho específico tem seus desafios e a venda de vinhos é o exemplo perfeito. Contudo, com planejamento estratégico adequado unido às ações de marketing digital para o mercado de vinhos, é possível alcançar excelentes resultados.

Neste post, reservamos as melhores dicas para tornar esse desafio mais fácil. Confira!

Mercado de Vinhos 

Mercado de Vinhos no Brasil

Quando se fala do mercado de vinhos no Brasil, a região Sul do país é a mais associada ao ramo, e não é à toa.

O clima, a carga cultural europeia, tudo favorece para a excelência da produção local.

As patentes de vinícolas no Sul ganham selo de procedência ao serem registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), agregando mais valor à marca onde quer que seja vendida. 

Impacto da pandemia no mercado de vinhos

Embora o Brasil esteja numa crise econômica e com registro no aumento dos preços nos alimentos, o mercado de vinhos apresentou aumento nas vendas durante a pandemia.

Segundo a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), o aumento foi de 86,4% entre abril e junho de 2020.

Outra tendência crescente foi o aumento das compras em e-commerces.

Portanto, para quem vende ou pensa em vender a bebida, investir numa live shopping vai otimizar ainda mais os resultados.

Por isso, invista nas soluções Banking as a Service (BAAS), solução mais barata do que as  taxas de manutenção dos bancos. 

Por que o marketing ajuda no mercado de vinhos?

Como toda loja, e-commerce ou não, se destacar através do marketing trata-se da melhor estratégia. 

Quanto ao mercado de vinhos, o principal objetivo do marketing inicial é mostrar para o cliente porque comprar a bebida na sua loja é melhor do que no supermercado, pois nem sempre isso é claro.

Uma ótima dica é oferecer brindes personalizados com a sua marca, cartões de visita, algo que instigue a volta do seu cliente a sua loja.

Marketing de Conteúdo como fator diferencial

Outra vantagem de trabalhar com um nicho específico está na falta de informações sobre ele. Essa realidade oportuniza que você ganhe autoridade no mercado educando-o.

Isso vai agregar mais valor ao seu negócio, afinal, detalhes sobre a produção, logística, equipe ficará mais palpável para o cliente, bem como a qualidade do produto não ficará a cargo apenas do gosto. 

4 principais desafios ao adotar ações de marketing para o mercado de vinhos

#1 Logística de Entrega

A logística de entrega no mercado de vinhos deve priorizar a manutenção da temperatura ideal inferior a 20º C, cuidado com a fragilidade e rapidez na entrega. 

Para isso, invista em sistemas de entrega via WMS. Essa modalidade de entrega fica responsável pelo controle de estoque, padronização de envio e cuidados com carga e descarga.

Também é recomendável combinar a automatização do WMS com o sistema de envio TMS, que vai cuidar da expedição à entrega ao cliente. Em outras palavras, vai continuar o processo de transporte com segurança.

#2 Escolha dos canais digitais

O primeiro passo para escolha dos canais digitais é saber onde estão seus consumidores. Ou seja, qual a faixa-etária dessas pessoas, qual o formato de mídia eles preferem, estética visual, linguagem e etc.

Se você possui loja física, passe a observar quem visita sua loja. 

Faça a conta da sua marca nas principais redes sociais para o mercado de vinhos e faça testes de engajamento, segmente seus clientes em grupos.

Ofereça opções de newsletter no seu blog – sim, tenha um blog informativo.

#3 Ter um forte posicionamento 

As dicas deste post vão contribuir bastante para o posicionamento da sua marca, ou seja, na visão que os clientes têm da sua empresa.

Logo, estar frequente em diferentes mídias, tais como blog, instagram, facebook, youtube, twitter.

Em outras palavras, criar autoridade na produção do seu vinho, destacar o diferencial, qualidade, associar o seu consumidor a excelência do produto.

Tudo isso está além de um slogan. Hoje, as pessoas têm curiosidade de saber os bastidores e extrair dali a essência da sua marca.

#4 Criar um diferencial

Independente da sua intenção para o mercado de vinhos, se é vender o seu próprio vinho ou/e oferecer várias marcas de vinho, procure oferecer sempre além.

Destaque o produto principal, mas não negligencie o entorno. Afinal, pode ser pelo oferecimento de mais que você se destaca, mostra estar atualizado das tendências do seu nicho.

Investigue quais os melhores acompanhamentos, faça parcerias de acompanhamentos artesanais – tais como queijos, torradas, massas, cestas para ocasiões especiais e etc. 

Ofereça-as em sua loja, indique os pontos de vendas desses acompanhamentos, ganhe comissão de vendas e vice-versa.

Estudante de jornalismo, redatora freelancer e fã de SEO. Amante da comunicação e de ajudar o público a ler boas matérias!

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp