4 dicas de Marketing Digital para médicos!
Sabemos que, atualmente, o marketing offline já não é mais o suficiente para se relacionar e se destacar no mercado em qualquer segmento. Na área de saúde não seria diferente. Portanto, é fundamental que os médicos possuam conhecimentos básicos do marketing digital e de sua importância. Isso fará toda a diferença na hora de atrair e reter pacientes.
Identificando essa necessidade, preparei algumas dicas para você que está pensando em investir no marketing da sua clínica ou consultório e ainda não sabe por onde começar.
Conheça seus pacientes!
Lembre-se que médicos trabalham por especialidades, então é necessário pensar na segmentação para determinar qual é o perfil dos pacientes que buscam pelos seus serviços.
Portanto, é importante determinar as pessoas com as quais você quer se relacionar. Essa etapa de desenho de personas acontece durante o planejamento. Ou seja, antes do trabalho de marketing digital começar efetivamente.
Como um exemplo básico, podemos citar que um obstetra deve ter a sua comunicação visual e textual pensada de forma a atingir o público feminino. Portanto não faz sentido utilizar em suas campanhas e conteúdos, imagens de modelos masculinos ou abordar temas sobre o universo dos homens, pois sabemos que seu público é formado apenas por mulheres.
Siga as regras do jogo!
O CFM – Conselho Federal de Medicina determinou diretrizes para a prática do Marketing Médico. Portanto, é importante que a equipe de marketing que irá desenvolver esse trabalho conheça e siga essas regrinhas.
Fica vetado ao Marketing Médico:
- Anunciar especialidades que o médico não tem;
- Anunciar equipamentos ou preços para atrair novos pacientes;
- Usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;
- Ter o nome do médico envolvido em propaganda enganosa;
- Publicar informações sensacionalistas que podem causar alarde na sociedade;
- Realizar qualquer tipo de consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos à distância;
- Exibir fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias.
Tenha um site!
Um endereço virtual é tão importante quanto um endereço físico! O site é uma ferramenta indispensável de marketing digital, pois é através dele que o seu cliente poderá obter mais informações sobre os serviços prestados. Por isso, a grande maioria das estratégias de Marketing Médico são criadas para que o público chegue ao site da clínica ou consultório, que é geralmente onde a conversão acontece.
Então, já que é assim, essa página deve ser atrativa e profissional. Isso inclui:
- Fotos de Qualidade
- Textos Claros e Objetivos
- Usabilidade Intuitiva para o Visitante
Não se esqueça que hoje, 80% dos usuários fazem o uso da internet através de aparelhos Smartphones. Portanto, é importante que o site também seja responsivo, ou seja, se adapte a diferentes telas. O seu site será a primeira impressão que seu público terá a seu respeito. Ele precisa conter informações interessantes para seus pacientes e promover uma navegação fácil para quem o acessa. Por isso, é importante escolher um profissional da área para desenvolvê-lo de maneira eficiente para atender todas as necessidades do seu consultório e encantar o seu público! Isso, é claro, além de levar à conversão (agendamento de consultas, procedimentos e exames).
Marque sua presença digital!
Redes Sociais fazem parte da vida de todos: médicos o pacientes, todos estamos conectados! Então, porquê não usufruir dessas ferramentas como um canal que te permite se fazer presente na vida do seu público?
Redes como o Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter podem e devem ser utilizadas – dentro das regras do jogo que mencionamos acima, é claro! Crie seu perfil empresarial, produza conteúdo de qualidade e crie laços digitais que podem (e certamente irão) se converter em fluxo para o seu consultório.
Quando o assunto é saúde, os usuários, geralmente, possuem muitas dúvidas. Muitos buscam por soluções. Por isso, é importante criar um conteúdo didático, interessante e responsável para posicionar-se como referência na sua especialidade.
Abordar temas de interesse da sociedade é importantíssimo, tanto para quem consome, quanto para o consultório. Esse conteúdo se torna um forte aliado do SEO. Pois quanto maior for a busca pelos temas que você abordou, mais o Google entenderá a sua relevância no assunto. Isso lhe renderá mais visibilidade no ranqueamento das buscas.
São diversas as estratégias que o Marketing Digital possibilita aos médicos para fortalecer sua presença na web! O resultado desse trabalho impacta diretamente no fortalecimento da sua imagem, no seu relacionamento com o público e no fluxo de clientes do seu consultório. É claro que, junto a uma equipe de Marketing bem preparada, deve haver competência e confiabilidade nos serviços do consultório.
É médico e se interessou pelo universo de possibilidades que o Marketing Digital oferece para subir o nível do seu consultório? Vem bater um papo com a D’Gitais!