Como funciona o modelo de trabalho híbrido?
Provavelmente, nunca se falou tanto em home office como na pandemia. Agora, você sabe como funciona o modelo de trabalho híbrido? É o que o nosso artigo irá tratar!
Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas no país adotaram o home office.
Este avanço do trabalho remoto nas empresas foi fundamental para que a implementação do modelo de trabalho híbrido se consolidasse como a jornada de trabalho ideal em 2021.
Quais são os principais modelos de trabalho?
Porém, antes de falarmos sobre o modelo de trabalho híbrido, vale a pena conferirmos quais são os principais modelos de trabalho
adotados pelas empresas e seus impactos.
Modelo de trabalho presencial
O modelo de trabalho presencial sofreu grandes mudanças com a chegada do coronavírus. Sendo o isolamento social o principal motivo da queda deste modelo no ano passado.
Por isso, as empresas precisaram se reinventar durante a crise e o deslocamento do escritório para dentro das casas foi adotado por grande parcela dos empregadores.
Modelo de trabalho remoto
Entretanto, as empresas (assim como a D’Gitais) que já eram adeptas do modelo de trabalho remoto em suas jornadas obtiveram resultados positivos com o home office.
Sendo assim, o modelo remoto rendeu bons frutos e promete se manter em alta mesmo após o fim da pandemia. Mas sem deixar para trás os benefícios do trabalho presencial.
Quer saber como? Confira o modelo de trabalho híbrido, a mais nova tendência em 2021!
O que é o modelo de trabalho híbrido?
Este formato de trabalho se baseia no melhor dos dois mundos, ou seja, na fusão das vantagens do home office e do escritório.
Assim como o home office garante uma maior produtividade, o escritório potencializa o trabalho em equipe através das relações interpessoais, concorda?
Para isso, o modelo de trabalho híbrido oferece a possibilidade do funcionário trabalhar alguns dias na sede da empresa e também diretamente de casa numa mesma semana.
Quais são as vantagens do modelo de trabalho híbrido?
Você ainda está curioso para saber o porquê das principais empresas enxergarem o trabalho híbrido como a jornada de trabalho ideal para os seus funcionários?
Entenda alguns dos benefícios em optar pelo modelo de trabalho híbrido:
Pontualidade
A partir do trabalho híbrido, é possível identificar melhorias em uma importante questão para os empregadores: a pontualidade. Chega de imprevistos e horas no trânsito, certo?
Vale ressaltar que o desgaste físico adquirido pelo deslocamento estressante até o escritório afeta diretamente no humor da equipe e consequentemente, na produtividade.
Produtividade
Ainda falando sobre a produtividade em um modelo de trabalho híbrido, o grande objetivo do formato é a otimização dos processos através de uma performance qualificada.
Ex: você pode organizar as tarefas de acordo com a rotina da semana, como as demandas complexas para o home office e as que exigem trabalho em equipe nos dias presenciais.
Redução de gastos
Outro ponto muito importante para os empregadores que optam pelo modelo de trabalho híbrido é a redução de gastos com o formato de trabalho mais flexível.
No fim do mês, os custos com vale-transporte, vale-alimentação, energia, aluguel de escritório e internet se tornam bem menores do que os atribuídos aos trabalhos presenciais.
Gestão do tempo
E não poderíamos deixar de citar o aumento na qualidade de vida dos funcionários que operam a partir de um modelo de trabalho híbrido, não é mesmo?
Noites de sono ampliadas, menos estresse no trânsito, maior gestão do tempo para resolver as questões profissionais e pessoais. Todos saem ganhando com este formato de trabalho!
Trabalho híbrido: principal tendência de trabalho em 2021!
Segundo uma pesquisa feita pela Robert Half, 91% dos profissionais qualificados acreditam que o futuro do trabalho será revezado entre dias no home office e dias no escritório.
Por fim, podemos afirmar que flexibilidade é a palavra de ordem do modelo de trabalho híbrido e que neste novo mundo pós-pandemia ela ganhou ainda mais força.
Pingback: Asana: Como essa ferramenta auxilia na gestão do seu negócio? - D'Gitais
24 de junho de 2021 at 17:19