Tendências De Mercado Pós Covid-19
Você já parou para pensar em como será o mundo pós pandemia, ou melhor, como iremos nos adaptar ao “novo normal”? Se liga nas principais tendências de mercado pós Covid-19.
Ainda não se sabe quando tudo isso irá acabar, mas ao analisarmos o comportamento de mercado durante o isolamento social, é possível identificarmos alguns insights para o futuro.
Fechamento de restaurantes, bares, instituições de ensino, academias. A população precisou adaptar-se ao distanciamento social e, é claro, com seu consumo não foi diferente.
Por isso, a D’Gitais preparou uma análise sobre o futuro do mercado baseada na alta tendência atual para os empreendedores natos que desejam sair na frente da concorrência!
Logística
A partir das recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, os comércios não essenciais precisam repensar suas logísticas.
Aqueles que nunca tinha investido em Marketing Digital, apostam no universo virtual como forma de manter o seu negócio rodando e não perder o contato com seus consumidores.
Retirada na loja, drive-thru, os empresários reinventam seus processos de logística. Por exemplo, as buscas por “como vender no ifood” aumentaram 185% durante a pandemia.
Analisando o aumento da inserção das lojas físicas nas plataformas de delivery, podemos enxergar um movimento de novas formas de logísticas para o período pós pandêmico.
Contactless payment
Antes da Covid-19, a aceitação de pagamentos via contactless payment era minimamente adotada pela grande parcela da população e até mesmo muitos desconheciam a função.
O método de pagamento por aproximação do cartão magnético disparou durante a pandemia, uma vez que o contato restrito entre pessoas foi adotado em todo o país.
Em meio ao coronavírus, a doença fez algo que os empreendedores do setor de pagamentos não fizeram por anos: instigar os consumidores a mudarem seus hábitos.
A grande expectativa comum para o mercado de pagamentos é de que as pessoas evitem o dinheiro, percebendo-o como sujo e um vetor para a transferência de vírus e bactérias.
E-Commerce de farmácias
Quem ainda não realizou uma compra em e-commerce de drogarias durante a quarentena que atire a primeira pedra. As lojas virtuais de farmácias foram cruciais para a economia!
Vale lembrar que os sites de drogarias registraram um aumento de tráfego de 12% na pandemia, registrando aproximadamente 20 milhões de acessos nas plataformas digitais.
Mais do que nunca, as pessoas identificaram a necessidade de buscarem formas seguras e rápidas para comprarem seus medicamentos, itens de higiene e produtos de beleza.
O que esperar do futuro deste ramo? Uma escalada gradual, já que o serviço prestado é essencial à vida e, é claro, realizar as compras sem precisar sair de casa é uma dádiva!
Cursos online
Como matar o tempo livre durante a quarentena? Muitas pessoas embarcaram nas maratonas de cursos online para acabar com o ócio provocado pelo isolamento social.
Grandes empreendedores estão disponibilizando diversos cursos gratuitos através das plataformas digitais. Além da solidariedade com o momento, há grande vantagem na ação.
Buscas por “cursos online” no Google aumentaram em 63% desde o início da quarentena. Antes, quem não se identificava com o ensino virtual, parece que resolveu dar uma chance!
O momento pós Covid-19 será de grande oportunidade para o setor de cursos online continuar crescendo cada vez mais, e o Marketing Digital poderá ajudar com estratégias.
Apps de atividade física
Com o fechado temporário das academias e o alerta para evitar os exercícios físicos nas ruas, os aplicativos de atividade física estão bombando durante a quarentena. Concorda?
Devido ao maior interesse por atividades físicas em casa, entre fevereiro e março, os apps de treino cresceram em média 291% em termos de downloads nos smartphones e tablets.
Segundo o Google Trends, além dos aplicativos, os acessórios de treino também obtiveram uma enorme crescente. As buscas por Halter (peso) e elástico cresceram mais de 100%.
E quando as academias voltarem? Você deve estar se perguntando! O uso de app tende a continuar crescendo devido à praticidade, disponibilidade (qualquer horário) e preço baixo.
Web meeting
Ah, não poderíamos deixar de fora das principais tendências as ferramentas tão presentes no “novo” dia a dia de home office das empresas: plataformas de videoconferência!
Com a nova rotina de trabalho remoto, empreendedores estão usando ferramentas digitais para acompanhamento de equipes e reuniões cotidianas do funcionamento do negócio.
De acordo com uma análise na Google Play Store Brasil, as 4 principais plataformas de videoconferência apresentaram em média um volume maior em 431% de downloads.
Por ser uma ferramenta com custo acessível às empresas, a pandemia desmistificou o uso e ao que tudo indica, essas plataformas tendem a continuar sendo utilizadas a longo prazo.
Thiago Peva
3 de junho de 2020 at 09:39Excelentes dicas! Realmente teremos que repensar nossas Empresas no mundo pós Covid-19.
Thiago Peva
3 de junho de 2020 at 09:40Excelentes dicas! Realmente teremos que repensar nossas Empresas no mundo pós Covid-19 e estar atento às boas dicas de especialista será fundamental neste processo.
Pingback: Youtube para Empresas: Como Iniciar O Canal Do Seu Negócio! - D'Gitais
19 de junho de 2020 at 17:17