6 dicas para formular e alcançar os seus objetivos!
A maioria das pessoas que me procuram para processos de coaching é para pedir ajuda sobre como conquistar seus objetivos. Então preparei 6 dicas para quem anda fracassando na hora de formular seus objetivos.
Dica 1
É muito importante focar naquilo que se quer, ou seja, foco na solução. A forma como você vai descrever o que deseja faz muita diferença na hora de conquistar o resultado. Convido você a refletir sobre a seguinte pergunta:
O que você quer como resultado? Para quando?
Dica 2
Este objetivo ele precisa ser específico e mensurável. É necessário que esteja claro se você está se aproximando ou se afastando do seu objetivo. Métricas são evidências. Uma ótima pergunta para chegar nessas métricas é:
Como especificamente você vai saber que o resultado foi alcançado?
Dica 3
Assuma a responsabilidade pelas etapas. O objetivo deve ser formulado, iniciado, executado e concluído por você. Não vale terceirizar a responsabilidade pelo seu sucesso!
Dica 4
Uma condição importante é estar motivado. Um objetivo alinhado a um significado de importância aumenta o seu nível engajamento. Reflita sobre o por que esse objetivo é tão importante para você. São motivos suficientes para enfrentar os desafios que virão?
Dica 5
Ser flexível também é importante. Possivelmente as coisas não vão acontecer beeeem do jeito que se imagina. Existem acontecimentos que não estão na nossa área de domínio. Seu objetivo pode precisar de ajustes durante a execução. Esses ajustes podem ser inclusive sobre sua forma de pensar, suas atitudes e comportamentos. Às vezes é preciso desaprender, reaprender e aprender coisas novas para dar continuidade ao objetivo.
Dica 6
Preserve o que já funciona. Se você já chegou até o ponto em que está agora, existem aspectos muito positivos na sua maneira de agir. Então valorize-os e tire proveito dos seus pontos fortes. Daquilo o que você já faz com facilidade.
O Nosso Cérebro
Ele não sabe a diferença entre realidade e imaginação. Por isso nos emocionamos quando vamos assistir um filme: choramos quando vemos um drama e sentimos medo com um filme de terror por exemplo. Então, o nosso cérebro é capaz de projetar um filme sobre o futuro que desejamos. Somos capazes de ver imagens de movimento e sentir as sensações sobre a realização do nosso sonho.
Então, nós temos uma representação interna do que nós queremos isso pode ajudar ou não na realização de um objetivo. Nosso cérebro é um sistema complexo e que conecta os nossos assuntos. Conecta nossa história de vida, aquilo que nós aprendemos na nossa jornada, com os estímulos externos.
Imaginem que o nosso cérebro é como se fosse um Google interno. Essa grande rede de conteúdos está a sua disposição e pode ser acessada a qualquer momento. Como uma busca de palavras chave. Quando pensamos num objetivo, é como se usássemos palavras chave de busca neste Google interno.
Então é muito comum que uma pessoa que deseja comprar um carro, por exemplo, de uma marca específica e modelo passe a ver este carro o tempo inteiro pelas ruas.
Já aconteceu algo assim com você? De desejar alguma coisa e essa informação aparecer para você em todos os lugares?
Por isso, é muito importante enviar a mensagem certa para o seu cérebro. Porque ele naturalmente vai criar uma representação interna do que você deseja como resultado e buscar essas informações externamente então como se fosse um milagre, vamos dizer assim, você começa a receber sinais que vão te ajudar a encontrar o resultado desejado.
Convido você a olhar para o que aprendeu com os anos ruins. Nós não podemos mudar os acontecimentos e nem temos total influência sobre todas as coisas. Somos também seres vulneráveis, apesar de nos acharmos imortais muitas vezes. Então, focar no aprendizado com adversidade vai ajudar você a se tornar mais resiliente.
Vamos trocar mais sobre esse assunto? Me conta, quais desses pontos ainda são desafiantes para você?
Se você gostou desse artigo, aproveite e confira:
Pingback: Autoatendimento: As Mudanças No Mercado E As Novas Possibilidade Para O Empreendedor! - D'Gitais
28 de agosto de 2019 at 11:37Pingback: Autoatendimento: saiba mais sobre as novas mudanças no mercado! - D'Gitais
29 de agosto de 2019 at 12:07Pingback: Meta, Objetivo, Estratégia e Tática: Entenda A Diferença E Aplique Na Sua Empresa! - D'Gitais
19 de setembro de 2019 at 15:05Pingback: Objetivo, Meta, Tática e Estratégia: Aplique Na Sua Empresa! - D'Gitais
26 de maio de 2020 at 12:52