0
Outbound: uma boa prática para o marketing da sua empresa!
Primeiramente, quando falamos em Outbound Marketing, falamos de um conjunto de estratégias para a captação ativa de clientes. Ou seja, a estratégia tradicional em que a marca assume um papel ativo no processo de prospecção de clientes. É quando a empresa vai atrás do cliente em potencial ativamente, que é o contrário do método Inbound marketing – este segue uma linha de atração mais sutil e, como o próprio nome já diz, é um Marketing de Atração, onde a ideia não é ir atrás do cliente e sim despertar o interesse nele para que chegue até você.
Dessa forma, a estratégia de Outbound definida pela empresa é o que irá determinar como será a experiência do cliente durante a jornada de compra. Do conhecimento do produto/serviço até a decisão de fechar o negócio. Pois essa estratégia precisa ter um foco claro e objetivo na geração de vendas.
O que dizem os especialistas?
Assim sendo, muitos especialistas renomados têm discutido sobre o método mais eficaz de prospecção de clientes comparando-o ao sutil Inbound, porém empresas como HubSpot, SalesForce e SambaTech seguem investindo em Outbound, pois apesar de muitos acharem que é antiquado, ele evoluiu com o advento da tecnologia e inegavelmente traz resultados, além de ser perfeitamente complementar ao Inbound na geração de negócios.
Você se engana se pensa que o Outbound resume-se a ligações chatas e intermináveis. Ele faz-se presente no nosso cotidiano de forma orgânica, tanto que às vezes nem percebemos. Podemos citar como exemplos de ferramentas de prospecção ativa:
Online:
• Facebook Ads
• Google Adwords
• Anúncios no YouTube
• Banners em sites
Offline:
• Propagandas em rádio e tv
• Outdoors
• Panfletos
Outbound 2.0: como o Google revolucionou o Outbound.
Sim, a versão 2.0 já existe e é a principal estratégia de vendas utilizada no Vale do Silício!
O acesso democrático à internet e tecnologia revolucionou as ferramentas de marketing. O Google possibilitou que através de SEO (Search Engine Optimization)qualquer empresa de pequeno ou grande porte possa ser encontrada por seus clientes e esteja bem ranqueada na busca. E além de custar bem menos do que as mídias tradicionais, o Google oferece também ferramentas para que você possa analisar e mensurar o seu ROI (Return on Investment). Como o Google Analytics, que lhe dará informações precisas sobre a performance e a eficácia das suas campanhas.
Por isso, nova versão do Outbound (2.0) é focada em descobrir quem realmente é o seu cliente. Dessa forma, seu time de vendas atua diretamente sobre quem tem potencial de compra ao invés de prospectar aleatoriamente.
Motivos para aplicar o Outbund na sua estratégia:
- Assertividade:
Quanto mais e melhores informações sobre o seu público, mais você entenderá a forma de abordá-lo. A segmentação detalhada do público e personalização da abordagem faz toda a diferença na conversão em venda: a humanização do contato com o consumidor aproxima o cliente e facilita o fechamento do negócio.
- Mensuração:
Atuando de acordo com informações precisas sobre o comportamento do seu público, você pode atuar de maneira eficiente, que lhe permita adaptar a sua estratégia de acordo com os resultados. Através do outbound, você consegue mais rapidamente gerar informações precisas para analisar e tomar decisões sobre o seu negócio.
- Fast ROI: Retorno rápido sobre o investimento!
Ao contrário do Inbound, que precisa de tempo e planejamento para ser construído, o Outbound é instantâneo, gerando retorno a curto prazo, já que o cliente é impactado de forma assertiva.
Lembre-se: o Outbound não anula os benefícios de trabalhar o Inbound. São estratégias complementares que podem funcionar muito bem juntas. É claro, dependendo do comportamento do seu target!
Portanto, para dar um start no Marketing Digital da sua empresa, faça uma consultoria com a D’Gitais, receba um diagnóstico do seu negócio e descubra a melhor estratégia para captar o seu cliente!