Rio de Janeiro - Brasil

Top
D'Gitais / Empreendedorismo  / 5 Dicas de Marketing Digital para o mercado da música
Dicas de Marketing Digital para o mercado da música

5 Dicas de Marketing Digital para o mercado da música

Já que estamos em clima da Semana da Música, a D’Gitais preparou um artigo especialmente para os empreendedores do mercado da música. 

Mais do que nunca, a hora de investir em estratégias focadas no Marketing Digital é agora, afinal, o mercado musical atingiu uma valiosa alta durante a pandemia e pretende se manter em escalada para os próximos anos. 

Segundo o relatório da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), a alta brasileira em 2020 é puxada pelo crescimento do streaming musical (37,1%), além dos serviços pagos de música online (28,3%).

Por isso, chegou a hora de você descobrir 5 dicas de Marketing Digital para o mercado da música. Vamos nessa? Arraste para baixo!

5 dicas de Marketing Digital para o mercado da música

# Faça um bom planejamento

Antes de iniciar qualquer projeto, o planejamento deve ser a primeira ação para que os seus resultados realmente se tornem eficazes, certo? Com o Marketing Digital não é diferente!

Para performar de maneira satisfatória dentro do universo digital, faz-se necessário compreender um passo a passo 100% estratégico com objetivos, metas, táticas e ações a serem elaboradas.

Entender o real objetivo com a divulgação online, realizar uma pesquisa de mercado, entender o que a sua concorrência está fazendo e mais do que isso: identificar o seu público alvo.

Não basta criar perfis em diversas redes sociais e esperar o engajamento cair do céu, esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes!

# Compreenda verdadeiramente quem é o seu público

Polêmica: nem sempre o seu público físico é o mesmo do ambiente digital.

Ou seja, antes de iniciar qualquer cronograma de publicações, compreenda verdadeiramente qual é o público que você está se conectando através das plataformas digitais.

Para isso, existem inúmeras ferramentas de análise – incluindo o próprio Instagram – altamente eficazes para você entender quem está do outro lado da telinha.

É claro que o seu time de social media também será extremamente fundamental para que a identificação do público alvo nas redes sociais seja feita de maneira assertiva (principalmente com o monitoramento de usuários que estão engajando a sua marca).

# Divulgue o seu material de forma assertiva nas mídias

Se você é um artista, um empreendimento musical ou até mesmo uma loja virtual, saiba que as redes sociais estão prontas para divulgar o seu material para diversos usuários.

Porém, isso não quer dizer que você precise estar em TODAS!!!

É exatamente o que você está lendo, nem todas as redes sociais são ideais para o seu negócio, mas definitivamente algumas serão essenciais!

A plataforma do Instagram concentra mais de 110 milhões de brasileiros ativos e com a entrada de recursos cada vez mais audiovisuais, o seu poder de influência só tende a crescer. Stories, reels, lives. Utilize as ferramentas a seu favor!

# Preocupe-se com a qualidade do seu material

Fotos bem produzidas, publicações com conteúdos qualificados, loja virtual desenvolvida com enfoque na melhor experiência do usuário… 

Assim como em qualquer negócio, a qualidade do seu material diz muito sobre você!

E mais do que isso: o seu material provavelmente será comparado com outros do mercado.

O que irá diferir você da concorrência é o padrão de excelência que for estabelecido para a curadoria do que será entregue nas plataformas digitais. Por isso, não pense duas vezes na hora de investir em inovação! 

# Abuse dos aplicativos de vídeo

Sim, as chances de conversão e atração a partir dos conteúdos de vídeos são significativamente maiores do que em outros formatos como textos ou imagens!

Sendo assim, nada melhor do que mergulhar na febre dos aplicativos de vídeos e nos recursos audiovisuais das redes sociais. Vídeos no Youtube, reels no Instagram e trends no Tik Tok são a cara do Marketing Digital para o mercado da música! 

Vale destacar que a rede social das dancinhas (TikTok), bastante impulsionada durante a pandemia, atingiu cerca de 1 bilhão de usuários ativos em setembro de 2021 e a expectativa para os próximos meses é ainda maior!

As grandes marcas já chegaram por lá. O que você está esperando?

3 cases de sucesso do mercado da música

Agora que você já está por dentro das nossas dicas de Marketing Digital para o mercado da música, é hora de se inspirar com quem está mandando bem, certo?

Confira 3 cases de sucesso do mercado da música e entenda o porquê disso! 

Filtr Brasil 

Marketing Digital para o mercado da música

O serviço online e gratuito da Sony Music – que disponibiliza milhares de playlists prontas para serviços de streaming – inicia o nosso top 4 de grandes cases de sucesso do Marketing Digital para o mercado da música.

Somando mais de 1 milhão de inscritos no Youtube e mais de 108 mil seguidores no Instagram, o projeto conta com uma linguagem atraente para engajar os consumidores do cenário musical. Além de uma identidade visual altamente desenvolvida para o público alvo! E eles ainda contam com uma loja virtual, a Filtr Store!

Spotify Brasil 

Marketing Digital para o mercado da música

A plataforma musical de streaming mais escutada no mundo inteiro foi lançada em 2008 e desde então revolucionou a indústria da música e principalmente o padrão de consumo.

Uma vez que o Spotify reforça a conexão com outras redes sociais, a cultura do compartilhamento de playlists transformaram um hábito muito comum: criar playlist privadas para escutar músicas.

Apenas no Instagram, o streaming conta com mais de 7 milhões de seguidores, fora os 381 milhões de usuários ativos mensais no aplicativo!

Rock In Rio

Marketing Digital para o mercado da música

O evento cultural repleto de atrações musicais, iniciado em 1985, é craque em se reinventar e com o avanço das redes sociais não foi diferente.

Afinal, quem não atualiza o perfil do Rock In Rio a fim de descobrir os headliners da próxima edição ou até mesmo acompanha a abertura dos ingressos para garantir o seu bilhete?

A experiência com a marca acontece antes mesmo do evento e é por isso que o Rock In Rio acumula mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 4 milhões no Twitter, a rede social mais instantânea do planeta. 

Deixe-nos ajudar a criar sua estratégia de marketing digital para o mercado da música

Após ler o nosso artigo e você achar que precisa de ajuda para trabalhar com o marketing  digital do seu negócio, seja um apoio na estruturação de um novo negócio ou para turbinar as vendas no universo online, não hesite em entrar em contato conosco. Temos uma equipe extremamente qualificada e pronta para te ajudar!

Share

Pesquisadora da cultura midiática contemporânea e seus fenômenos. Luiza Melo é gradua no curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Produção de Conteúdo e Social Media há seis anos. Trabalhou no gerenciamento de mídias sociais de empresas na área educacional pública, comércio varejista, influenciadores digitais e coordenou lançamentos de produtos digitais.

Sem Comentários

Faça um Comentário!

Fale Conosco pelo WhatsApp